EnglishEspañolPortuguês

Nuvem tóxica mata animais e plantas na Argentina

20 de novembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

Moradores da cidade de Guandacol, na Argentina, denunciaram nesta terça-feira (17) que uma nuvem tóxica cobre a região, provocando danos e mortes em animais e plantas.

Essa situação foi considerada “inédita” pelos moradores, os quais estimaram que o “manto de pó” que se expandiu na região nos últimos meses pode estar associado com empreendimentos mineradores da província vizinha, San Juan.

Imagem: Reprodução/Listin Diário
Imagem: Reprodução/Listin Diário

Guandacol é um povoado rural localizado a cerca de 300 quilômetros de La Rioja e próximo da mina de ouro Gualcamayo, explorada em San Juan.

Os moradores expressaram, em declarações à Radio Província de Guandacol, sua preocupação com essa situação.

Um produtor rural disse que em 62 anos nunca viu nada parecido. As plantas estão secando e as vacas estão perdendo os pelos. Cerca de 250 animais morreram por causa do “manto de pó”.

Imagem: Reprodução/Noa Notícias
Imagem: Reprodução/Noa Notícias

Os moradores disseram à imprensa local que esperam uma resposta oficial sobre o conteúdo deste pó que observam sobre a cidade, e que seja determinado o seu grau de toxicidade.

O empreendimento minerador que foi citado pelos moradores de Guandacol começou a funcionar em setembro, por meio da empresa Yamana Gold. A companhia inaugurou as atividades de exploração em um ato assistido pelo Ministro de Planejamento Federal, Julio De Vido, e os governadores de San Juan e La Rioja, José Luis Gioja e Luis Beder Herrera.

Com informações de Los Andes

Você viu?

Ir para o topo