EnglishEspañolPortuguês

Quelônios são apreendidos em Manaus (AM)

19 de novembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) apreendeu, na tarde desta terça-feira (17), nove quelônios mantidos em cativeiro numa residência situada na Rua Barbosa Rodrigues, bairro São Francisco, zona sul de Manaus (AM).

Imagem: Julio Pedrosa/Semmas
Imagem: Julio Pedrosa/Semmas

Os animais estavam num tanque de alvenaria e, segundo a proprietária da casa, eram provenientes de doações de terceiros. A fiscalização chegou até o local por meio de denúncia feita pelo 0800-92-2000, a Linha Verde da Semmas. A responsável pelos animais foi autuada em 250 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o equivalente a R$ 15 mil.

As tartarugas foram levadas para o Refúgio Sauim Castanheiras para serem avaliadas e, em seguida, devolvidas à natureza. Depois de avaliação do estado das tartarugas, serão definidos o local e a data da soltura, que deverá acontecer em Nazaré das Lajes.

Manter animais silvestres em cativeiro é crime previsto no Código Ambiental do Município e na Lei 9.605.

O chefe da Divisão de Fiscalização da Semmas, Wellington Marialva, alertou para os riscos de manter animais silvestres em cativeiro. “Estamos intensificando nosso controle sobre esse tipo de atividade e vamos apertar o cerco contra os infratores”, afirmou, reiterando a importância da parceria com a população em ajudar o trabalho, denunciando as irregularidades por meio do 0800-92-2000.

Fonte: Portal Amazônia

Você viu?

Ir para o topo