EnglishEspañolPortuguês

Fenômeno no mar provoca a morte de espécies marinhas no México

19 de novembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

Um misterioso fenômeno no mar é estudado por pesquisadores do Instituto de Limnologia da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Classificado como capa anóxica, já provocou a morte de várias espécies marinhas este ano.

Imagem: Debate.com
Imagem: Debate.com

O pesquisador de ictiologia da UNAM, Felipe Amezcua Martínez, indicou que, com base em amostras recentes de Teacapán, município de Escuinapa, no México, foram detectadas algumas porções de água não tinham oxigênio, matando 37 espécies diferentes de peixes que apareceram espalhados na costa.

A capa anóxica é a falta de oxigênio na água, ocasionada por correntes marinhas que trazem temperaturas geladas, com baixo oxigênio, matando os organismos. Martinéz explicou que a capa anóxica sempre existiu em Mazatlán. “No entanto, a sua área de extensão está aumentando cada vez mais”.

Entre as hipóteses desse aumento da capa anóxica está a mudança climática, que aumenta a temperatura do mar, e acredita-se também que pode ser um processo natural que se torna cada vez mais frequente devido à ação do homem.

Martínez disse que, ao recolher amostras da água, notaram que existe muito pouco oxigênio perto da superfície e das rochas brancas onde vivem os lobos-marinhos.

Ramón Morán Angulo, pesquisador de ecologia, afirmou que “a falta de oxigênio provocou a morte de aproximadamente 20 milhões de moluscos em Teacapán, em 2007. Recentemente, também se registraram casos de mortes de peixes”.

O oxigênio registrado nas águas da região vai de zero a 3 miligramas por litro, e a média de oxigênio adequada no mar é de 7 a 8 miligramas por litro.

Com informações de Debate.com

Você viu?

Ir para o topo