EnglishEspañolPortuguês

Cerca de 100 mil cães e gatos vivem nas ruas de Mazatlán, no México

19 de novembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

De acordo com a Associação Amigos dos Animais, a cidade de Mazatlán, no México, tem cerca de 100 mil cães e gatos de rua. No município existem pouco mais de 462 mil habitantes, ou seja, existe um cão para cada 4 habitantes. O número de animais de rua é tão elevado que supera o número de pessoas que vivem em municípios no sul do Estado.

Imagem: Noroeste.com
Imagem: Noroeste.com

Édgar Barragán Arias, representante da associação, disse que o número de cães e gatos de rua do município foi obtido a partir de dados do Instituto Nacional de Estatística e Geografia.

Ele afirmou que a maioria desses animais nasceu na rua ou foi abandonada por seus tutores. E, mesmo com a elevada população de cães e gatos, em Mazatlán não existe um departamento municipal que atenda estes animais.

“A razão de tantos animais de rua é que as pessoas os abandonam por três motivos, que são a falta de tempo ou espaço, falta de dinheiro ou por motivos de saúde do bicho ou do tutor”, afirmou. “Não existe uma cultura em Mazatlán de guarda responsável, porque as pessoas não castram seus animais de estimação, acreditam que os cães ou gatos só vão cruzar quando eles (os tutores) quiserem”.

Édgar Arias alertou que um casal de cães de rua pode dar início a uma “família” de 500 filhotes em três anos, enquanto um casal de gatos pode ter uma descendência de até 400 mil gatos em sete anos.

O representante da Associação Amigos dos Animais ainda disse que um tutor responsável é aquele que mantém seu animal de estimação em casa, leva-o para ser vacinado e castra-o depois de 8 semanas de idade.

Com informações de Noroeste.com

Você viu?

Ir para o topo