EnglishEspañolPortuguês

Raia europeia confundida com outra espécie está ameaçada de extinção

18 de novembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/DN Ciência
Foto: Reprodução/DN Ciência

Por ter sido confundida com outra, uma espécie de raia europeia está atualmente ameaçada de extinção, depois de anos de pesca, segundo um estudo francês. Duas espécies distintas de raias foram confundidas e agrupadas sob o único nome de Dipturus batis há 80 anos, segundo revelaram os pesquisadores da estação de biologia marinha de Concarneau.

As análises efetuadas pelos pesquisadores mostraram que havia, afinal, duas espécies sendo tratadas como apenas uma e que, agora, foram provisoriamente apelidadas de Dipturus flossada e Dipturus intermedia.

Esta última está mais vulnerável à pesca devido ao seu tamanho (mais de 2,5 metros) e à sua maturidade sexual tardia (perto dos 20 anos) – a probabilidade de que seja capturada antes de poder se reproduzir é muito elevada. Por falta de reconhecimento do seu estatuto de espécie em perigo, esta raia poderá extinguir-se num futuro próximo. Das 75 espécies de raias avaliadas pela União Internacional para a Conservação da Natureza, 17 estão em perigo de extinção.

Fonte: DN Ciência

Você viu?

Ir para o topo