EnglishEspañolPortuguês

Documentário premiado mostra extermínio de antílopes tibetanos

16 de novembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Vera Vilaverde  (da Redação)

Um xale lindo de morrer, um filme da Wildlife Trust of India, ganhou o prêmio de Excelência Técnica em Cinematografia, no CMS Vatavaran 2009 — o mais importante festival de documentários indianos e internacionais sobre meio ambiente e preservação da vida animal.

Imagem: Reprodução/Wildlife Trust of India
Imagem: Reprodução/Wildlife Trust of India

O filme incluindo, pela primeira vez, a filmagem da produção do shahtoosh, na India, e cenas do comércio ilegal no Tibete, foi premiado por melhor cinematografia. 
 
O roteiro focaliza a antiga arte de shahtoosh, tecida em Cachemira, Índia, e suas ligações com o risco de extermínio do antílope tibetano (Chiru) encontrado no planalto da região. 

Imagem: Reprodução/Wildlife Trust of India
Imagem: Reprodução/Wildlife Trust of India

A produção documenta também o contrabando do pelo do antílope, matéria-prima do shahtoosh, do Tibete para Índia, e de outros artigos da vida selvagem, como peles de lontra, da Índia para o Tibete.
 
“Em 2000, nós exploramos o Tibete, como parte da investigação da WTI sobre o comércio ilegal de shahtoosh. Conhecemos comerciantes dispostos a oferecer toneladas de lã de shahtoosh, apesar de sermos “compradores novos”. Em lugares como Gertse, descobrimos enormes esconderijos de peles, amontoadas nos quintais. Obviamente, não pudemos filmar, pois os responsáveis só nos permitiriam uma rápida olhadela e não autorizam que nos aproximássemos de qualquer  esconderijo. Foi, de qualquer maneira, uma tarefa desafiadora, fingir ser turista e filmar as conversas com os comerciantes, usando câmeras escondidas. Foi uma experiência real, disse Aniruddha Mookerjee, produtor executivo do filme em que também conduzira a investigação em 2000.”

Fonte: Wildlife Trust of India

Você viu?

Ir para o topo