EnglishEspañolPortuguês

Saiba como proteger os bichos da exposição ao sol

15 de novembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

O verão ainda nem chegou, mas os cuidados com a saúde dos animais devem ser redobrados, já que as temperaturas andam elevadas. Não é à toa que as pet shops já registram o aumento na procura por tosas para os cachorros, como recomendam os veterinários para quem tem cães de pelo longo.

“Tosar é indicado para diminuir a sensação térmica dos cachorros. Nesta época, também indico escovação, aumento na frequência de banhos, e vale até colocar gelo na água para deixá-la mais atraente para o bicho”, diz a veterinária Luciana Gameiro.

Segundo a veterinária, muitos donos têm a ideia errada de que o corte dos pelos dos animais fará com que eles fiquem mais expostos à radiação solar e, por consequência, ao câncer de pele ou a queimaduras.

“Com pelos curtos ou não, a exposição solar é a mesma que nós, humanos, sofremos. O ideal é que o animal só saia ao sol fora dos horários de pico, isto é, antes das 10h e após as 17h”, diz.

Esse horário é o mais indicado para os passeios também para evitar o risco de queimaduras nas palmilhas das patinhas dos animais.

“Em caso de insolação, é preciso levar o cão ao veterinário para fazer reposição hídrica”, diz Luciana, acrescentando que o bebedouro do animal deve estar sempre cheio.

Fonte: Globo

Você viu?

Ir para o topo