EnglishEspañolPortuguês

Pesquisadores descobrem origem do lobo das Malvinas

14 de novembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Uma análise genética ajudou a solucionar parte do mistério sobre a origem de uma espécie que foi encontrada em ilhas da costa argentina. O lobo das Malvinas tem deixado biólogos evolucionários perplexos desde que Charles Darwin encontrou o animal pela primeira vez durante a viagem na embarcação Beagle nos anos 1830.

Ele era o único mamífero nativo das Ilhas Malvinas, que estão a 483 km da costa da Argentina. Ninguém sabia como ele havia chegado lá ou de quais animais continentais ele descendia – e não ajudou o fato de o lobo ter sido caçado até sua extinção em 1876.

Mas usando uma análise genética, Graham J. Slater, pesquisador de pós-doutorado da Universidade da Califórnia, Los Angeles, e colegas resolveram parte do mistério. O parente mais próximo do lobo das Malvinas, segundo escreveram no Current Biology, é uma espécie sul-americana, embora os dois tenham se distanciado na América do Norte.

Os pesquisadores obtiveram fragmentos de DNA de cinco espécimes de museu, examinaram as variações entre as amostras e compararam-nas com o DNA de espécies vivas. Eles foram capazes de construir uma árvore genealógica e uma linha cronológica de quando as ramificações ocorreram. Estudos anteriores do lobo das Malvinas sugeriram que ele tinha parentesco com as raposas, mas o exame de DNA mostrou que seu parente vivo mais próximo é um canídeo sul-americano, o lobo-guará.

Slater disse que a pesquisa mostrou que o lobo-guará e o lobo das Malvinas tiveram um ancestral em comum pela última vez há seis milhões de anos. “Mas os canídeos apareceram na América do Sul apenas há dois milhões de anos e meio”, ele disse, após a formação do istmo do Panamá. Ele disse ser bastante provável que as duas espécies tenham evoluído na América do Norte e, então, ao enfrentarem uma competição cada vez maior dos canídeos que entraram no continente pela Ásia, “conseguiram sobreviver indo para a América do Sul.”

Slater disse que a pesquisa também parcialmente respondia à pergunta de como os lobos chegaram às ilhas Malvinas. Eles não poderiam ter sido trazidos às ilhas por povos antigos, como alguns pesquisadores sugeriam, porque o ancestral comum mais recente das cinco amostras estudadas viveu pelo menos há 70 mil anos, muitos antes da chegada dos humanos. Ao invés disso, segundo ele afirma, os lobos devem ter flutuado sobre vegetação ou blocos de gelo.

Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo