EnglishEspañolPortuguês

Ecossistema marinho do Paraná é destaque em conferência internacional

14 de novembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+
Recife artificial
Recife artificial

O Programa “Mar e Costa” foi apresentado nesta semana na 9ª Conferência Internacional sobre Recifes Artificiais e Habitats Aquáticos Relacionados, realizada em Curitiba, desde segunda-feira (8). O evento é promovido a cada quatro anos em um país do Hemisfério Sul.

As baías de Paranaguá, Guaratuba, Antonina e Guaraqueçaba – com 52 mil quilômetros quadrados – abrigam um dos mais ricos sistemas marinhos do mundo. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, os ecossistemas costeiros e marinhos do Paraná são extremamente ricos em biodiversidade. “É muito importante que tenhamos ações voltadas a sua conservação devido à constante pressão da atual dinâmica de uso e ocupação da área litorânea.”

Os recifes são estruturas sólidas que servem de habitat para organismos marinhos. Eles podem ser de origem natural, como os feitos pelos corais, ou artificiais, fabricados com galhos, pedras e até mesmo navios e outras estruturas de metal, afundadas.

Para garantir a proteção do estuário, a Secretaria do Meio Ambiente construiu um sistema de informações com dados de navegação, diagnósticos dos meios físico, químico e biológico, levantamento de maricultura e contaminação da água. É um dos levantamentos mais completos do País.

*Com informações de Correio do Litoral

Você viu?

Ir para o topo