Promotoria investiga maus-tratos a animais em praça no interior de SP


O principal ponto turístico de Jales, a 585 km de São Paulo (SP), está sendo investigado pelo Ministério Público e pela Polícia Ambiental. Moradores reclamam que os animais que vivem na praça central da cidade, entre eles um jacaré,  são vitimas de maus-tratos e estão abandonados.

A praça trouxe fama à cidade de 50 mil habitantes. Há 50 anos, animais como jacarés, jabutis e cágados são criados no local. Entretanto, segundo denúncias da população, os animais têm passado fome.

“Só folha de repolho para esses bichos, o jacaré come acho que duas vezes por semana. De vez em quando ele pega uma tartaruga, de vez em quando pega uma pomba”, disse o corretor João Antônio da Silva.

Fotos tiradas pela polícia ambiental mostram as irregularidades. A água está suja, e a comida é só à base de verduras. A prefeitura chegou a ser notificada, e o levantamento foi encaminhado ao Ministério Público.

Havia ali falta de cálcio, por isso que os animais estão perdendo as carapaças. Essa descalcificação é provocada pela alimentação baseada somente em verduras. Esses animais precisam de alimentos, jacaré precisa de mais carne”, explicou Renato Montanari, da Polícia Ambiental.

O veterinário Aloísio Siqueira aponta outros problemas. “A água no ambiente contaminado, ambiente sujo e o estresse de observação, as pessoas ficam cutucando, jogando pedra. Tanto que já teve mais de um jacaré e hoje só tem um”, explicou.

A prefeitura disse que os animais são bem tratados e que pretende mantê-los no local.

Fonte: G1

Nota da Redação: Espera-se que a prefeitura do município tome providências para o bem-estar desses animais, fornecendo um ambiente sadio, com alimentação adequada e protegido das ações de violência e maus-tratos dos seres humanos, em locais onde não permaneçam o tempo inteiro sob observação das pessoas.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

HABITATS DESTRUÍDOS

TRISTEZA

AVANÇO

ESTELIONATO

MALDADE

ESTADOS UNIDOS

FEBRE AMARELA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>