EnglishEspañolPortuguês

Fiscais do Ibama procuram por caçadores de pássaros guará no delta do Parnaíba (PI)

11 de novembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Depois de o Ibama receber uma denúncia de que caçadores estariam nas imediações do delta do Parnaíba em busca de pássaros guará para capturar e contrabandear a espécie em extinção, uma operação com órgãos de fiscalização do Meio Ambiente saíram no último final de semana na tentativa de prender os caçadores.

Ibama procura por caçadores da ave (Foto: Carlson Pessoa)
Ibama procura por caçadores da ave (Foto: Carlson Pessoa)

Apesar de a operação ter sido intensificada em toda parte das ilhas do delta, as equipes não conseguiram encontrar nenhuma pista ou detectar a caça do animal nas redondezas. A operação foi realizada entre Ibama, Instituto Chico Mendes – (ICMBIO) e Polícia Federal.

Os fiscais fizeram uma vistoria nos principais locais onde dormem (ninho) os guarás, não sendo encontrado no momento nenhum caçador na área. Foram fiscalizadas as principais ilhas do delta onde, conforme as denúncias, estava ocorrendo a caça das aves (guará). Os caçadores, segundo termo de denúncia ,tinham intuito de alimentação e venda das penas.

De acordo com o IBAMA, ICMBIO e Polícia Federal, os órgãos vão ficar atentos ao caso. Se as atividades ilegais forem flagradas, os infratores são sujeitos as penalidades da lei, com multa prevista de R$ 5 mil por ave. Na operação foram utilizadas três lanchas cedidas pelo Instituto Ilha do Caju, quatro fiscais do IBAMA, um do ICMBIO e oito Policiais Federais.

Fonte:  Vooz

Você viu?

Ir para o topo