EnglishEspañolPortuguês

Cão e gato mais velhos do mundo esbanjam saúde

10 de novembro de 2009
4 min. de leitura
A-
A+
Por Karina Ramos (da Redação)

Um cadela Sheepdog do País de Gales (Reino Unido), chamada Ebby, teve seu nascimento registrado no veterinário em 1987, o que significa que essa cadela teria 155 anos de idade, se comparada à idade humana.

Foto de Ebby, a cadela mais idosa do mundo, e seu tutor
Foto de Ebby, a cadela mais idosa do mundo, e seu tutor

O Guinness (Livro dos Recordes) confirmou semana passada que Ebby será anunciada como o cão mais velho do mundo assim que os papéis do veterinário forem verificados.

O tutor de Ebby, o pedreiro aposentado Pail Jones, 58 anos, a adotou quando ela estava perdida e entrou em sua loja em Swansea no verão de 1987.

O Sr. Jones a levou a um veterinário local para ser examinada e tomar uma série de vacinas.

Ele disse: “Eles ainda têm os registros dela. Então ela tem no mínimo 22 anos. Na época, o veterinário disse que ela tinha cerca de 9 meses. Então ela deve ter quase 23 anos agora. Ebby é uma magnífica senhora e tem sido uma companhia fantástica para mim ao longo dos anos.”

O Sr. Jones atribui a longa vida de Ebby às constantes caminhadas e muito carinho.

Ele disse: “Ela está ficando um pouco surda e cega, mas ainda patrulha o jardim e tem um bom latido para intrusos. Ela tem sido uma ótima companheira. Andei passando por momentos difíceis, mas ela permanece sempre ao meu lado.”

Um porta-voz do Guinness confirmou que o título atual de cão mais velho do mundo pertende a Otto, um dachshund de 20 anos, de Shrewsbury.

O porta-voz ainda acrescentou: “Tudo isso irá mudar se o Sr. Jones fornecer a papelada necessária para Ebby.”

No que se refere aos felinos, o jornal The Sun revelou em agosto que uma gata de Lancashire (Inglaterra) seria a gata mais velha do mundo. Tizzie foi encontrada por duas garotas em uma linha ferroviária em 1973, em Rosehill. Seu tutor, Jim cowell, está tentando verificar a idade de Tizzie para determinar se o animal de 36 anos é um recordista de idade entre os gatos.

Tizzie, a gata de 36 anos de idade, no colo de sua tutora
Tizzie, a gata de 36 anos de idade, no colo de sua tutora

Tizzie foi cuidada pela Sra. Winifred Cowell antes de seu filho, Jim, ter dado um lar para a gatinha em Ightenhill Park Lane, em Burnley.

“Levei Tizzie em 1990, quando minha mãe passou a ter asma”, disse Jim. “Ela é uma gatinha fantástica e ainda tem uma ótima forma física. Ela foi encontrada por duas garotas dentro de um saco, em uma linha ferroviária, que a levaram para a minha mãe cuidar. Ela era conhecida como ‘A Gata da Linha de Trem’ em Rosehill’.

O título oficial e confiável de recorde de idade entre gatos pertencia à gatinha malhada chamada Ma, que morreu aos 34 anos em 1957. Infelizmente, Jim disse que os documentos veterinários de Tizzie foram perdidos em 1990. Ele não tem provas, a não ser uma foto.

“Temos uma foto dela com minha mãe em 1975 e claro que gostaríamos que as duas garotas que a encontraram, se elas ainda morarem por aqui, entrassem em contato para nos ajudar a provar a idade de Tizzie. É uma pena que os registros tenham sido perdidos, já que eles provariam sua idade. A foto mostra minha mãe com 62 anos segurando Tizzie. E isso foi há 36 anos. Então Tizzie agora tem 36 anos.”

A média de expectativa de vida de um gato fica entre 13 e 17 anos e Jim disse que não há sinais de que a gata esteja perto de morrer.

“Ela ainda parece um filhote de gato. Ainda se move perfeitamente bem e o veterinário disse que seus órgãos estão tão saudáveis quanto os de um gato jovem”, disse Jim. “Ela ainda consegue sair, mas não vai tão longe quanto costumava ir. Ela sobe o muro do jardim e às vezes se aventura a andar na rua. Havia outro gato nas proximidades, que morreu recentemente, que também acreditava-se ter 36 anos. Deve haver alguma coisa na água de Ightenhill, porque todos os gatos que já tivemos viveram até os seus 20 anos.”

Fontes: The Sun e Burnley Express

Você viu?

Ir para o topo