EnglishEspañolPortuguês

Ativistas peruanos protestam contra rinha de cães

10 de novembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Por Karina Ramos (da Redação)

No último fim de semana, dezenas de ativistas peruanos pelos direitos animais fizeram um protesto contra a rinha de cães na “Praça de Acho”, em Lima, no início do festival de briga de cães “Senhor dos Milagres”. O festival abriu com a “novillada”, uma luta de cães que usa animais bem jovens.

O manifesto antirrinhas apresentou uma novidade neste ano. Ativistas vestidos de preto como se fossem cães de luta jogaram-se ao chão, fingindo estar sendo feridos por banderillas (dardos que são implantados em cães durante as lutas), de onde saía uma substância parecida com sangue.

Balançando banners e gritando palavras de protesto como “brutalidade” e “tortura”, os ativistas foram cercados pela polícia o tempo todo para impedi-los de entrar em contato com os apreciadores de rinhas que estavam indo para o festival.

Um cantor se apresentou com uma canção composta para a ocasião chamada “Sangre en La Arena”.

Roger Torres, o coordenador nacional do “Peru against Bullfighting” (Peru contra Rinha de Cães), que organizou o protesto, disse que seu grupo preparou um projeto de lei que pretende banir as lutas de cães e outros eventos que maltratam animais, alguns deles profundamente enraizados na tradição peruana.

Apesar de tudo, ele disse que um lobby econômico poderoso está tentando impedir que a lei seja debatida no Congresso. A lei agora está nas mãos do legislador nacionalista Jose Urquivo.

Fonte: Animal Concerns

Você viu?

Ir para o topo