EnglishEspañolPortuguês

Lixo ameaça tartarugas que chegam ao sul do Brasil

8 de novembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Animais confundem plástico e fios de redes de pesca com algas.
Na semana passada, cinco tartarugas morreram na região.

Pesquisadores do Rio Grande do Sul descobriram uma nova ameaça às tartarugas que chegam esta época do ano ao litoral do estado. Na semana passada, sete tartarugas da espécie verde foram encontradas na praia do Cassino, no sul do estado. Levadas para o centro reabilitação de animais marinhos, cinco delas morreram. A resposta sobre a causa das mortes veio com a análise do aparelho digestivo das tartarugas. Ele estava completamente cheio de lixo.

As tartarugas confundem os pedaços de plástico e fios de redes de pesca com algas, que servem de alimento. “Elas ingerem esses materiais, isso faz a obstrução do intestino causando debilidade do animal, e ele sai à maneira que sai na beira da praia”, explica o veterinário Rodolfo Silva.

Segundo a Universidade Federal de Rio Grande, o problema atinge 85% das tartarugas encontradas no litoral sul gaúcho. “Elas procuram nossa costa, principalmente agora a partir da primavera e do verão, quando começa a esquentar as nossas águas; elas usam nosso litoral como importante área de alimentação”, diz o biólogo Sérgio Estima. A maioria vem da costa africana.

Só este ano, 102 tartarugas verdes foram mortas. Elas chegam a atingir 1,5 metro de comprimento e a pesar mais de 200 quilos.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo