EnglishEspañolPortuguês

Papagaios apreendidos no RJ são enviados para a Amazônia

7 de novembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Quarenta papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva) que estavam no centro de triagem de animais silvestres do Ibama de Nova Friburgo (RJ) foram enviados à serra do Cachimbo, no Pará. O repatriamento foi resultado de um trabalho em conjunto da superintendência do Ibama no Rio de Janeiro, com o Escritório Regional de Guarantã do Norte, a superintendência do Ibama no Mato Grosso e a Força Aérea Brasileira (FAB).

As aves, boa parte delas oriundas de ações de entrega espontânea e apreensões de combate ao tráfico de animais silvestres realizado pelo Ibama de Nova Friburgo, passaram por um período de quarentena, quando receberam tratamento médico e foram avaliadas clinicamente, inclusive quanto à capacidade de voo e aptidão para se alimentarem sozinhas, antes de sua reintrodução à natureza.

A primeira etapa da viagem dos papagaios começou em Seropédica, onde se localiza o centro de triagem do órgão, e dali partiram para Guarantã do Norte, onde foram alojados em viveiros de adaptação até serem considerados aptos a voltar para a liberdade.

As aves viajaram acondicionadas em caixas de transporte produzidas na própria unidade, com madeira apreendida pelo Escritório Regional de Nova Friburgo.

Fonte: 24 Horas News

Você viu?

Ir para o topo