EnglishEspañolPortuguês

Após cirurgia, tartaruga-verde é devolvida ao mar em Imbé (RS)

6 de novembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Uma tartaruga-verde que foi marcada no Uruguai com uma anilha de identificação recolhida por pescadores foi tratada por veterinários do Hospital de Clínicas Veterinárias da UFRGS e devolvida ao mar nesta sexta-feira pela manhã em Imbé, no litoral norte.

Ela foi levada ao Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) no início de outubro, que a encaminhou para os veterinários da UFRGS em Porto Alegre. O réptil, da espécie Chelonia mydas, foi anilhada no Parque Nacional de Santa Teresa, em Rocha, no Uruguai, quatro meses antes de ser encontrada por pescadores em Mostardas, conforme a bióloga do Ceclimar, Cariane Campos Trigo.

O animal, de cerca de 35 centímetros de casco e 3,9 quilos, foi devolvido ao mar nesta sexta pela manhã (Foto: Divulgação)
O animal, com cerca de 35 centímetros de casco e 3,9 quilos, sendo devolvido ao mar nesta sexta pela manhã (Foto: Divulgação)

O animal, de cerca de 35 centímetros de casco e 3,9 quilos, foi entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por um grupo de pescadores e encaminhada ao Ceclimar no início de outubro. Após identificado um problema no olho esquerdo, a tartaruga foi transferida para o Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para a avaliação de um especialista.

Segundo Michelli Ataide, 27 anos, de grupo de veterinários da UFRGS que cuida de animais silvestres, ela teve várias infecções de pele e no olho porque foi mantida em água doce pelos pescadores. Eles tiveram que fazer uma cirurgia para retirar o olho infeccionado e fechar as pálpebras com sutura. A tartaruga recebeu alta nesta semana.

“Não sabemos ainda para onde ela vai, porque isso depende da rota marítima que ela tomar”, afirmou Michelli.

Fonte: Zero Hora

Você viu?

Ir para o topo