EnglishEspañolPortuguês

Animais precisam ser observados quanto à gripe H1N1

6 de novembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Alguns porcos, perus e animais domésticos foram infectados com a gripe H1N1, mas aparentemente o vírus pandêmico não parece estar se disseminando rapidamente entre animais, segundo informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira (6).

O porta-voz da OMS, Gregory Hartl, disse não estar claro como animais isolados contraíram o vírus que se espalha rapidamente entre humanos no hemisfério Norte, particularmente no Leste europeu.

Um novo vírus da gripe – que parece uma mistura dos genes humano e suíno – foi detectado em alguns mamíferos na Dinamarca e parece ter contaminado apenas animais, e não os trabalhadores das propriedades.

“Não há casos humanos associados aos mamíferos, mas não sabemos em alguns casos”, disse Hartl.

Em um comunicado em seu site na Internet, a agência de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU) disse que o caso em mamíferos “demonstra a constante evolução biológica dos vírus influenza, o potencial por mudanças surpreendentes e a necessidade para a vigilância constante, também em animais”.

“Estas descobertas recentes sugerem que o vírus da gripe A em animais e humanos se comporta cada vez mais como um conjunto de genes circulando em múltiplos hospedeiros, e que o potencial existe para novos vírus da gripe serem gerados em animais que não sejam suínos”, disse a OMS.

Fonte: O Globo

Nota da Redação: Como o vírus da gripe H1N1 é transmitido pelos seres humanos, podemos (e devemos) proteger os animais com as mesmas precauções utilizadas para minimizar a transmissão do vírus entre humanos.

Você viu?

Ir para o topo