EnglishEspañolPortuguês

Peixe-boi do Aquário de Natal será devolvido ao mar

5 de novembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

O peixe-boi, que está sob cuidados do Aquário Natal desde domingo (1), vai ser levado hoje (5) à noite para Itamaracá, em Recife, para sede do Projeto Peixe-Boi, onde receberá outros cuidados, antes de ser solto no mar novamente.

“Nós fizemos um tratamento com antibióticos, anti-inflamatórios e vitaminas porque ele estava ferido e muito debilitado. Agora que ele está mais forte, vamos fazer a viagem para Itamaraca”, explicou a veterinária que está cuidado do animal, Fernanda Niemyer.

Peixe-boi pesa cerca de 180 kg e vai viajar por mais de cinco horas a noite
Peixe-boi pesando cerca de 180 kg vai viajar por mais de cinco horas à noite (Foto: Júnior Santos)

A viagem é longa, vai durar cerca de cinco ou seis horas, por isso foi montado um esquema de transporte para garantir o bem estar do animal, que ainda está ferido. Um caminhão muck, com uma piscina forrada com colchões umedecidos. Além da veterinária, outros dois funcionários na piscina com o peixe-boi, que se chama Arthur e tem seis anos.

“Vamos sair por volta das 23h30.Outros seis funcionários do aquário vão em outro veículo para dar qualquer assistência se for necessário”, disse Fernanda.

Ainda segundo a veterinária, não é possível prever quanto tempo Arthur vai ficar no cativeiro. Pode ser alguns dias ou meses, vai depender da resposta dele ao tratamento. “Mas ele tem todas as condições de ser recolocado no mar. Assim que isso for possível, nos faremos”, disse.

O peixe-boi é um animal ameaçado de extinção, existem apenas 500 animais dessa espécie. E está época do ano geralmente acontecem muito encalhes de animais. “Eles são muito dóceis, se aproximam facilmente das pessoas, o que facilita a captura e até o risco de acidente com embarcações, o que aconteceu com Arthur”, explicou Fernanda.

O Projeto Peixe-Boi tem sede em Itamará, mas se alguém encontrar algum animal encalhado ou ferido pode ligar para o telefone (81) 3544-1056, que os veterinários vão tentar ajudar a salvar esses animais.

Fonte: Tribuna do Norte

Você viu?

Ir para o topo