EnglishEspañolPortuguês

ONG protesta contra projeto de regulamentação de doação de animais em Mogi das Cruzes (SP)

5 de novembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

O vereador Jolindo Rennó Costa (PSDB) quer regulamentar a doação de cães e gatos em Mogi das Cruzes (SP). Ele apresentou uma indicação à Prefeitura para que seja criada uma lei específica para tratar do tema. Jolindo chegou a protocolar um projeto com este teor na Câmara, mas retirou o texto após tomar conhecimento de que, neste caso, a iniciativa deveria ser do Executivo. Atualmente, a proposta do parlamentar é estudada pelo secretário municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho.

O projeto de lei apresentado por Jolindo estabelece regras para a doação de cães e gatos e para o licenciamento dos estabelecimentos que atuam no setor. Também proíbe a realização de eventos para a doação de animais em espaços públicos, como praças, ruas e parques.

As normas relacionadas à adoção de cães e gatos causaram descontentamento na cidade. A presidente da organização não governamental (ONG) Adote Já, Karina Pirillo, afirma que, caso o projeto seja aprovado com a atual redação, as atividades da instituição se tornarão inviáveis.

O projeto estabelece que apenas estabelecimentos veterinários podem fazer doações de animais. Além disso, os animais para adoção devem estar devidamente registrados, identificados com microchips, vacinados e castrados, entre outros critérios.

Segundo Karina, a ONG doa entre 100 e 150 cães e gatos por mês. Diariamente, a entidade receber cerca de 80 pedidos para recolhimento de animais abandonados. As doações ocorrem em feiras realizadas todo sábado na cidade. “Se estas feiras forem proibidas, não teremos mais como fazer as doações”. Karina decidiu protestar contra o projeto. Um abaixo-assinado de repúdio ao texto foi iniciado no final de semana e já conta com mais de 500 adesões. Além disso, ela promove o Fórum de Proteção e Defesa de Animais, envolvendo entidades de todo o Alto Tietê. A primeira reunião ocorreu no dia 24 de outubro e a próxima será em 27 de novembro.

“Acredito que as ONGs que fazem doações de cães e gatos devem, sim, ser regulamentadas. Mas, da forma como o projeto está, a entidade não terá condições de existir”.

Ontem, Jolindo afirmou que o texto ainda poderá ser alterado, e que está disposto a acatar as sugestões da ONG para aprimorar a lei.

Com informações do Mogi News

Você viu?

Ir para o topo