EnglishEspañolPortuguês

Associação de Proteção aos Animais quer resgatar felinos abandonados em uma casa, no RJ

5 de novembro de 2009
4 min. de leitura
A-
A+

Segundo informações dos moradores, são mais de 30 felinos dividindo um pequeno espaço no imóvel 155 localizado na Rua São Sebastião, no Centro de Barra Mansa (RJ). Um dos reclamantes, o cabeleireiro Luiz Carlos Cândido, 58 anos, foi quem fez a denúncia à Associação de Proteção aos Animais (APA). Terça-feira, membros da entidade estiveram no local para apurar as reclamações, mas conseguiram resgatar apenas dois filhotes, pois os outros fugiram.

Foto: Lara Guimarães
Foto: Lara Guimarães

A presidente da APA, Hênia Silva de Vasconcelos, ao receber a denúncia, foi ao local, onde encontrou os animais em situação precária. Ela contou que foi informada pelo morador reclamante de que o proprietário da casa e tutor dos animais, Otacílio Delfino, 68 anos, vítima de um câncer, está internado na Santa Casa de Barra Mansa há pouco mais de dois meses e que desde então os animais vivem sozinhos e são vítimas de maus-tratos. “Luiz Carlos nos informou que, mesmo antes da internação, o tutor deixava os animais sem comida e que todos os dias ele saía para almoçar no Restaurante Popular e os bichinhos ficavam com fome”, conta a presidente, ressaltando que, de acordo com as informações, o problema é antigo, mas com a internação do tutor se agravou ainda mais. “Fomos lá na terça-feira, mas não conseguimos pegar os gatos, que fugiram ao perceberem nossa presença”, completa.

APA vai resgatar os gatos

A presidente da APA garantiu que a ideia é resgatar todos os gatos que vivem no local, cuidar deles e depois fazer doações. A presidente lembrou que a situação já é caso de saúde pública. “Por causa da agressividade dos animais pela situação em que estão vivendo, pretendemos retornar ao local com material mais adequado, como rede ou um remedinho para acalmá-los, para ver se conseguimos resgatá-los”, disse.

O vizinho dos gatos, o cabeleireiro Luiz Carlos, explicou que está preocupado com a situação dos felinos, já que estão recebendo maus-tratos por parte de outras pessoas. Segundo ele, os animais estão com sarna e alguns ferimentos, como queimaduras causadas por água quente jogada por algumas pessoas. Ele ressaltou que até o momento ele é quem está alimentando os gatinhos. “Eu tenho três cães, mas faço um sacrifício e alimento os felinos, mas também não tenho condições para isso. Fico com pena, pois estão sempre famintos e machucados, mas não posso cuidar de todos por muito tempo”, completa o cabeleireiro. Ele aguarda uma solução para o caso, já que pode afetar a saúde das pessoas que moram no prédio. Segundo Luiz, o imóvel conta com 25 moradias, sendo que 14 estão ocupadas atualmente.

APA já é entidade reconhecida como utilidade pública

A APA foi criada em 2002 e desde 2004 é reconhecida pelo governo municipal como entidade de utilidade pública. A associação, criada por um grupo de amigas que já faziam esse tipo de trabalho individualmente, é composta por oito pessoas e sobrevive de doações.

Neste ano, a entidade conseguiu uma parceria de um ano com o governo municipal, que repassará uma verba para a realização de 80 cirurgias e esterilização de animais de rua e carentes.

Atualmente, segundo a presidente, o gasto maior da APA é com a alimentação dos animais resgatados. São gastos, mensalmente, 100 sacos de 15 quilos de ração. “A maioria da alimentação conseguimos através de doações, mas ainda falta muito. Para se ter uma ideia não tínhamos nem espaço para receber os animais. Há pouco tempo que conseguimos, por consignação, uma área onde iremos construir canis para tratar os bichinhos vítimas de maus-tratos”, conta a presidente, lembrando que qualquer pessoa que quiser contribuir com a associação pode ligar para (24) 9291- 3874 ou 9214-4176.

A APA foi criada com o objetivo de controlar a superpopulação de animais de rua. Por isso, a entidade está sempre conscientizando as pessoas para esterilizar os animais e só pegar os bichinhos se tiverem condições de tratá-los bem. A associação já tem cerca 35 animais no espaço conseguido, além de 80 espalhados que também recebem tratamento. Em breve, a associação estará iniciando uma campanha de conscientização com a população, que será feita em conjunto com escolas e as associações de moradores. Segundo levantamento da APA, em Barra Mansa existe mais de 1,8 mil animais de rua.

Fonte: Jornal A Voz da Cidade

Você viu?

Ir para o topo