EnglishEspañolPortuguês

Superlotação leva prefeito a acabar com a doação de animais ao CCZ

4 de novembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

A Câmara de Mauá aprovou na última terça-feira (03), em primeira votação, projeto do prefeito Oswaldo Dias (PT) que acabou com a entrega de animais ao Centro de Zoonoses para posterior adoção. Haverá outra votação para confirmar a mudança na próxima terça-feira.

A lei original, de autoria do próprio Dias, permitia que qualquer morador da cidade entregasse animais desprezados ou recolhidos da rua ao CCZ para que fossem oferecidos a possíveis futuros adotantes. Agora, o prefeito justifica a mudança por conta da superlotação do Centro de Zoonoses e baixa quantidade de adoções.

Mesmo com críticas da bancada de oposição, que acredita que a medida poderia causar aumento do número de animais abandonados nas ruas, o líder de governo, Rômulo Fernandes (PT), afirma que existe planejamento na prefeitura para que o serviço de recolhimento exclusivo para adoção passe a ser gerido por ONGs relacionadas aos direitos dos animais.

Fonte: Jornal Bom Dia

Nota da Redação: A incoerência e péssimo planejamento do prefeito em exercício geram problemas do começo ao fim. Quando aceita animais “de estimação” desprezados por moradores, deixa de incentivar a guarda responsável e oferecer formas de conscientizar os moradores a se responsabilizarem pelos animais sob sua guarda. Além disso, isenta-se da própria responsabilidade de conduzir uma campanha de castração, medida muito mais funcional e ética do que a adotada inicialmente. Agora, mais uma vez, isenta-se da responsabilidade de, percebendo o problema, criar políticas públicas para solucioná-lo. O prefeito parece ter menosprezado um problema nacional vivido por protetores independentes e ONGs de proteção causado tanto por criadores quanto por tutores irresponsáveis que geram a proliferação de animais e o consequente sofrimento da grande maioria deles.

Você viu?

Ir para o topo