EnglishEspañolPortuguês

Economista lança livro dedicado à liberdade dos animais

4 de novembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Marlene Dantas Santana
[email protected] 

Escrevi um livro: O Aprendiz de Liberdade.

Essa história nasceu há muitos anos, em Brasília, quando meu filho mais velho pediu para criar um passarinho. Expliquei que passarinho em gaiola não canta. Chora. Passei a contá-la aos pequenos da família. Inicialmente meus filhos, depois os filhos dos sobrinhos e, quando eu terminava, eles pediam: – Conta novamente!

O livro trata da injustiça de manter animais em gaiolas e sugere que todo ser merece viver em liberdade. Aos poucos, fui incorporando princípios de educação ambiental, como a questão dos maus-tratos e do tráfico de animais silvestres, e retratando o sofrimento do animal preso.

Quando nos colocamos no lugar do outro, fica mais fácil entendê-lo e respeitá-lo. O que eles nos diriam se pudessem falar? Daí­ nasceu o diálogo do menino com o passarinho. Você quer ser meu amigo ou meu tutor? Aproveitei imagens e lembranças do tempo em que residimos em Brasília, cidade onde meus filhos nasceram e onde moramos por vinte e três anos (de 1969 a 1991). 

O tempo em que a história se passa é por volta de 1981 – era comum atravessar o Eixo para pegar uma pipa que caí­sse do outro lado. Hoje, isso não é mais possí­vel, devido ao trânsito intenso. Os personagens são reais, exceto o Tito, cujo pai cria canários de briga. Esse foi inventado para inserir o assunto da rinha de canários.

A capa do livro foi inspirada numa foto de 1991 tirada em Brasí­lia. As três crianças, que, por sinal, não conheço, assistiam a um show de aeromodelismo quando as surpreendi na cena divertida. Na pintura, troquei os aviões pelas pipas. Os passarinhos são desenhos de Rosemary Lobert, [email protected] – Atelier dos Anjos.

Preço: R$ 20,00. 52 páginas. Estou planejando um lançamento em Brasí­lia, na banca de jornal da SQS 211, antes do Natal. Os primeiros lançamentos aconteceram dia 16/set/09, na Livraria Siciliano do Midway Mall, em Natal, e no Festival Literário de Pipa/RN, no dia 25/Set/09.

Você viu?

Ir para o topo