EnglishEspañolPortuguês

Gato contrai gripe "suína" nos EUA

4 de novembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Um gato no estado de Iowa foi infectado pelo vírus H1N1, a primeira vez que um felino é diagnosticado com a nova gripe, informou a Associação Americana de Medicina Veterinária nesta quarta-feira.

O gato de 13 anos aparentemente contraiu o vírus de um dos moradores da casa, disse o grupo em comunicado. O animal se recuperou e, aparentemente, não infectou ninguém nem outro animal.

Porcos são a fonte original do vírus H1N1, que já foi encontrado também em um furão, animal especialmente suscetível ao vírus da gripe humana.

“Dois dos três membros da família que é tutora do gato sofreram com gripe antes de o gato adoecer”, disse Ann Garvey, do Departamento de Saúde Pública Veterinária de Iowa.

“Isso não é totalmente inesperado, pois outras cepas de gripe foram encontradas em gatos no passado”.

Cães e cavalos também podem pegar várias cepas da gripe, embora nenhum desses animais tenha sido diagnosticado com o H1N1 até agora.

“Animais de estimação que vivem dentro de casa perto de alguém doente correm risco e é aconselhável monitorar a saúde deles para garantir que não estão mostrando sinais da doença”, disse o veterinário David Schmitt.

Pessoas com sintomas semelhantes à gripe pode proteger os seus animais de estimação com as mesmas precauções utilizadas para minimizar a transmissão do vírus entre humanos. Tais medidas incluem lavar cuidadosamente as mãos, principalmente antes de manusear o animal de estimação ou preparar alimentos; cobrindo tosses e espirros e evitar o contato próximo com o animal durante o curso da doença.

Não há evidências até agora de cães estarem infectados com o H1N1, mas as medidas de bom senso deve ser tomado com todos os animais para diminuir a probabilidade de transmissão do vírus em potencial, como manutenção de animais de estimação fora do quarto de qualquer pessoa com sintomas semelhantes à gripe e longe de objetos contaminados.

*Com informações do NYT

 

Fonte:

Você viu?

Ir para o topo