EnglishEspañolPortuguês

Festival do cinema submarino conta com 140 obras sobre a vida nos oceanos

4 de novembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

The Great Tide venceu a Palma de Ouro do Festival Mundial de Imagens Submarinas.

Mais de 140 filmes de 54 países concorreram à 36ª edição do festival, que, este ano, deixou Antibes para se instalar em Marselha.

Foi criado por um mergulhador, Daniel Mercier que este ano, usou critérios mais abrangentes:

“É um festival aberto a todos os que têm talento e que são capazes de fazer imagens, sobre todas as formas que se possa imaginar. Depois, aberto também aos profissionais, às televisões, que têm uma maneira diferente de ver as coisas. Mas também é aberto a todos os que nos procuram, porque queremos descobrir novos talentos, encorajar os jovens a realizar imagens, a usar a imaginação”.

Outro filme premiado foi o documentário alemão, que reporta a perseguição feita a um “monstro” de água doce, o peixe-gato. Foi premiado com a Palma de Prata.

René Heuzey, operador de imagem submarina, apresentou dois filmes. Um sobre as baleias tubarão e outro sobre golfinhos.

“É um filme que eu fiz benevolamente para uma associação que se chama Murmúrio com as Baleias. Uma forma de sensibilizar as pessoas, com belas imagens e música, é um pouco a nossa maneira de fazer passar a mensagem, para a necessidade de respeitar o ambiente”, diz o realizador.

O outro chama-se Encontro e descreve exatamente um encontro, entre um homem e uma comunidade de golfinhos.

Um dos pontos altos do festival foi a noite dedicada aos filmes oceânicos.

A rodagem do documentário de Jacques Perrin e Jacques Cluzaud durou quatro anos. Mobilizou muitos mergulhadores, técnicos e especialistas.

Entre eles, está o oceanógrafo François Sarano, que apreciou o tempo gasto na produção:

“Jacques Perrin deu-nos a mais formidável das vantagens. O tempo da aproximação, o tempo do respeito, o tempo da aprendizagem, o momento da relação máxima e isso foi formidável.”

René Heuzey participou também na rodagem de Oceanos, uma sequência particularmente marcante.

“Foi o encontro com caranguejos, que aconteceu em Melbourne, na Austrália e no qual, todos os dias, eu via desfilar milhares e milhares de caranguejos. Eles deslocam-se uma vez por ano, e o fato de ser lá, de estarmos presentes, deu-nos a impressão de vivermos num outro mundo. Pessoalmente, nunca tinha visto isto”.

O filme Oceanos já tem estreia marcada para 27 de janeiro de 2010.

Fonte: Euronews

Você viu?

Ir para o topo