EnglishEspañolPortuguês

'Sorocaba sem Rodeios' ainda busca adesões

1 de novembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Com cerca de 3.500 assinaturas favoráveis à proibição da prática de rodeios em Sorocaba, o grupo Sorocaba Sem Rodeios, contra os maus-tratos com os animais, está com dificuldades nas adesões. O principal problema é que a maioria dos sorocabanos não porta, usualmente, o título de eleitor, documento imprescindível para validar a assinatura, que pede um projeto de lei banindo a prática na cidade.

A intenção é coletar 20 mil assinaturas e enviar o projeto à Câmara, pois como consta na legislação municipal, um projeto com 5% de adesão dos eleitores sorocabanos pode ser votado na Câmara Municipal. Para tanto, serão válidas apenas assinaturas de eleitores locais.

Um em cada dez sorocabanos sai de casa sem o título de eleitor, afirmou o ex-vereador Gabriel Bitencourt, líder do grupo. A descoberta, contou ele, partiu de uma ação que o grupo desenvolve desde o início do mês, que é a coleta e assinaturas nas escolas e locais públicos da cidade.

Como a ação estava sendo prejudicada por esse detalhe, o grupo procurou outros meios para conseguir a adesão desejada e descobriu que há o recurso da internet. Como explicou Bitencourt, é possível pegar o nome completo da pessoa e a filiação e buscar o número do título de eleitor na internet. Mesmo assim, Bitencourt reforçou que oporte do documento facilita os trâmites e, aqueles que quiserem aderir ao projeto é recomendável estarem munidos do documento nos eventos como o que ocorre hoje, na Braguinha e amanhã, em frente ao Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, onde os integrante do grupo estarão reunidos para discutir sobre o projeto e aproveitando a concentração de pessoas para a coleta de assinaturas.

Bitencourt acredita que deverão entregar o documento à Câmara Municipal de Sorocaba em fevereiro de 2010.

Sorocaba Sem Rodeios

A mobilização teve início no começo deste mês, durante o Fórum sobre os Direitos dos Animais aconteceu na Câmara Municipal de Sorocaba em agosto.

Desde então, o grupo vai até à região central de Sorocaba e também às escolas para coletar as assinaturas. Como contou Bitencourt, a receptividade tem sido boa e, considerando a adesão, ele acredita que irão conseguir que Sorocaba seja uma das poucas no país, a ter esse tipo de restrição.

Outras informações sobre a campanha podem ser obtidas no blog campanhasorocabasem rodeio.blogspot. com.

Fonte: Cruzeiro Do Sul

Você viu?

Ir para o topo