EnglishEspañolPortuguês

Seminário debate abandono de cães em Curitiba (PR)

9 de outubro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

A proposta da criação da Rede de Defesa e Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, que será lançada no fim de abril, foi apresentada no Primeiro Seminário sobre Educação para Guarda Responsável. Organizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o seminário reuniu mais de 500 pessoas, entre veterinários, estudantes, proprietários de clínicas veterinárias e organizações não governamentais, no Salão de Atos do Parque Barigui.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a proposta da Rede terá, principalmente, campanhas para guarda responsável e um Sistema de Informações e Identificação Animal, com aplicação de microchips para monitoramento dos animais que estão sob a guarda dos seus responsáveis.

“O controle efetivo da população de animais domésticos na cidade só será atingido com a participação da população, principalmente dos donos de animais”, disse o diretor do Departamento de Zoológico da Prefeitura e coordenador da Rede, Marcos Traad.

Uma campanha publicitária sobre guarda responsável começará a circular na cidade em meados de abril, no mobiliário urbano e ônibus. Materiais educativos para serem trabalhados com alunos da rede pública de ensino e com a população também fazem parte do trabalho da Rede de Defesa e Proteção Animal.

O seminário contou com a palestra da veterinária e professora da Universidade Federal do Paraná Carla Forte Maiolino Molento. A professora, que é especialista na área de bem-estar animal, destacou a necessidade de se trabalhar a guarda responsável como foco do controle populacional de animais domésticos.

Em Curitiba, segundo Carla Molento, existem cerca de 432 mil cachorros, numa proporção de um animal para cada quatro pessoas. São animais que têm ou um dia tiveram dono. “A guarda responsável é a única solução de controle. As cidades que conseguiram controlar seus animais domésticos foram aquelas que investiram em conscientizar a população sobre suas responsabilidades com os animais, desde recolher as fezes até evitar o abandono”, declarou a especialista.

Além de campanhas mais intensas sobre guarda responsável, a Prefeitura também apoiará as ONGs ligadas à proteção animal na ampliação das feiras de adoção de animais abandonados. “O que precisamos é que os proprietários entendam que ter um animal doméstico é assumir responsabilidades com o animal e com a sociedade”, destacou Marcos Traad.

Fonte: Rede de Proteção Animal

Você viu?

Ir para o topo