EnglishEspañolPortuguês

Propriedade rural mantém cães amarrados, sem água e comida

21 de outubro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Osvaldo Birke/Mogi News
Foto: Osvaldo Birke/Mogi News

Dois cães abandonados em uma área de cultivo de cogumelos na Vila São Paulo, no Botujuru, geraram reclamações entre os moradores do local. Segundo os vizinhos, os animais passam o dia amarrados, em uma área suja, cheia de barro e sem vasilhas de comida ou água.

Na esquina da avenida Felipe Sawaya e rua Santa Helena, os cães passam o dia presos nas colunas de um velho galpão, em um local com muita lama. Aparentemente cansados e muito magros, mal param sobre as quatro patas.

Em um dos animais falta um pedaço da orelha. O outro abre somente um dos olhos. A reportagem foi até a casa dos responsáveis. Os tutores, chineses, alegaram que não entendem o idioma.

Chocada com a situação, a professora Susan De Thommazo, de 52 anos, diz que há tempos tem notado o problema. “Eles passam o dia inteiro amarrados em meio a sujeira, praticamente sem comer ou beber. A situação daqueles animais fere qualquer norma de saúde. Isso é um risco tanto para os animais quanto para os humanos”.

Fiscalização

A Secretaria Municipal de Saúde informou, por meio de nota, que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recebeu esta denúncia na semana passada e deverá visitar o local. “A Vigilância Sanitária já esteve no local e solicitou uma série de melhorias aos tutores”.

Fonte: Mogi News

Nota da Redação: Para as pessoas que trabalham no CCZ de Mogi, uma semana pode parecer pouco tempo se em seu cotidiano há comida, água e, principalmente, liberdade. Há urgência na solução de problemas de qualquer ser que sofre. Além disso, se os tutores já demonstraram tanta irresponsabilidade e desrespeito, deveriam ficar sem a guarda dos animais. “Melhorias” no local não são suficientes à qualidade de vida destes animais. Espera-se que soluções mais efetivas e urgentes sejam tomadas pelas autoridades da cidade. É fundamental que a população local continue acompanhando o caso e cobrando providências.

Você viu?

Ir para o topo