Intoxicação aguda

Perigos do uso do amitraz e diagnósticos incertos

Fabiana
[email protected]

Por Davi Marski Filho

Sou o cuidador (a palavra ‘dono’ é horrorosa !) de uma pequena Cocker, com quase 10 anos de idade. Eu e minha esposa temos um grande amor e dedicamos muito carinho e atenção a este membro de nossa família. O nome dela é Estrela Marski.

De uma das vezes que ela foi fazer banho e tosa, ela voltou com pequenas feridas no dorso e posteriormente apresentou uma descamação, um eczema, com muita coceira. Achamos que fosse alguma alergia ao xampu utilizado, a levamos ao veterinário e este simplesmente deu uma injeção de anti-inflamatórios estereoides (um corticosteroide, na verdade, deu dexametasona).

Foto: S/C
Foto: S/C

Nada se resolveu e a levei a outro veterinário, que receitou banhos com xampu contendo peróxido de benzoíla a 2,5%. Comprei o tal xampu e realmente, após alguns banhos, a aparência dos machucados melhorou muito. Mas o pelo cresceu e decidimos enviar novamente para o banho e tosa para fazer uma tosa total. Ela foi inclusive com um bilhete alertando a provável alergia ao xampu utilizado por eles e pedi que utilizassem o “meu” xampu (que enviei junto com ela).

O médico veterinário veio pessoalmente devolver a Estrela em minha casa e disse que ela tinha sarna! E que o tratamento seria eu ir comprar em alguma agropecuária um tal de “amitraz” e dar banho nela com esse produto. Simples assim, sem explicar o que era, sem falar sobre os riscos ou sobre os efeitos colaterais.

Eu, na inocência, fui “na onda”…

No mesmo dia fui à uma agropecuária e o vendedor da loja me disse que havia um produto melhor que o amitraz, um tal de “Tiuran”, que seria mais moderno, mais seguro e, é claro, mais caro. Como eu queria dar o melhor tratamento possível para a minha amiga, comprei o Tiuran, li detalhamente a bula e apliquei durante cerca de 10 dias. Não houve nenhuma melhora aparente.

Ontem voltei à loja de produtos agropecuários e comprei então o remédio originalmente receitado pelo médico veterinário: o amitraz a 12,5%, do laboratório Biovet.  Amitraz é o nome do produto químico, comercialmente ele tem outros nomes, como, por exemplo, o Triatox.

Dei banho normalmente com o peróxido de benzoíla e apliquei o amitraz 12,5% diluindo 20 mL em 5 litros de água (era o que estava na receita). Banhei a Estrela e deixei secar naturalmente na sombra. No mesmo dia ela começou a passar mal. E foi piorando, piorando, piorando… Fui pesquisar na internet sobre o amitraz e nunca fiquei tão decepcionado com um atendimento médico como fiquei neste momento.

Foto: S/C
Foto: S/C

O amitraz é totalmente contraindicado para pacientes idosos, cardiopatas e diabéticos (não havia nada disso na bula), é altamente tóxico e hepatotóxico com, inclusive, risco de letalidade (apesar de baixa). Na verdade, o amitraz é um pesticida utilizado em rebanhos, na criação de cavalos, bois, para limpeza de ambientes e (pasmem!) para controle de carrapatos em cães e também para o controle de ácaros (sarnas). O que sei é algumas horas depois do banho, a Estrela ficou com os olhos fixos, sem coordenação motora, pupilas dilatadas, teve vômito, hipotensão, alteração na frequência respiratória e bradicardia. Eu só ficava cada vez mais revoltado.

Liguei para a clínica veterinária e ninguém atendia. A noite adentrou e ela dormiu. Passei a noite ao lado dela verificando os sinais vitais. A bradicardia havia melhorado e ela vomitou “apenas” duas vezes durante a noite. Saiu para beber água duas vezes. Eu, inocente, estava achando que ainda fazia parte dos efeitos colaterais do “remédio”. Ledo engano. O dia amanheceu e ela continuava letárgica, com midríase e voltou a ter respiração irregular.

Fui me aprofundar nas informações quanto ao tratamento da intoxicação por amitraz e descobri que o ideal seria encontrar antagonistas alfa-2 adrenérgicos. Para quem não sabe o que é isso, eu teria que encontrar o cloridrato de ioimbina ou o alpendazole. Isso envolve um bocado de fisiologia e bioquímica, não vou tentar explicar aqui. Telefonei para vários locais e não conseguia encontrar estes fármacos (já havia desistido de voltar à tal da clínica veterinária).

Fui em outro veterinário e ele queria aplicar sulfato de atropina (que na hora não tinha certeza se seria ou não um adrenérgico) e um hepatoprotetor com “efeitos antitóxicos”. Mas já não confiava em mais “ninguém”: voltei para casa e fui pesquisar mais a fundo (ainda) sobre os tratamentos possíveis para a intoxicação aguda pelo amitraz. Certamente ninguém teria mais amor, cuidado, carinho e preocupação em dar o melhor tratamento possível para a Estrela do que eu.

Decidi dar um banho com água morna e a Estrela ficou mais de 20 minutos com água correndo pelo corpo. Comprei e apliquei 5 mL intramuscular de mercepton, que possui alguns efeitos de proteção hepática, fiquei realmente com o cloridrato de atropina (a 1%) de “sobreaviso” e pronto para iniciar algum tratamento de suporte se fosse necessário.

Aos poucos ela foi melhorando, o fígado foi metabolizando o amitraz, o mercepton foi fazendo um pouco de efeito,etc.

O problema é que o mercepton possui glicose na sua composição e, no caso da intoxicação por amitraz, que provoca supressão da produção da insulina, a hiperglicemia só se agravou (mesmo ela não sendo diabética). Isso se comprovava pelas grandes quantidades de água que ela bebia.

Bom, meu desabafo é em virtude da falta de preparo ou descaso dos profissionais que justamente deveriam zelar pelo bem-estar dos animais. Se o profissional que me receitou o banho com amitraz tivesse me informado sobre os possíveis riscos de intoxicação, ou se a bula do medicamento falasse sobre isso (comprei o amitraz produzido pela Biovet), certamente eu teria procurado outras alternativas.

Hah, não acabei! Não sei como ele (o veterinário) pode ter dado o diagnóstico de sarna se sequer pediu ou fez um raspado de pele em busca dos ácaros. Poderia ser qualquer outra alteração cutânea. Agora eu sei que esta deveria ter sido a abordagem inicial de um profissional sério. (Como ele saberia se era sarna, fungo ou alguma dermatite? Só baseado no exame clínico?)

E pensar que tem veterinário que recomenda banhos com amitraz para controle de carrapatos! Tanta solução mais moderna e com menos riscos! O que sei é que o pouco que estudei de bioquímica, fisiologia e farmacologia (humana) me capacitam a ter um mínimo de espírito crítico para questionar essa forma de tratamento (péssima).

A Estrela agora está bem, passaram-se pouco mais de 24h desde o contato com o amitraz. Um pouco letárgica, mas está bem e pelo jeito ela não tem nem sarna demodécica nem sarna sarcóptica. Ela vive dentro de casa, não tem contato com outros animais e realmente seria difícil a contaminação, a não ser que ela tenha tido alguma contaminação cruzada justamente através das lâminas de tosa, no banho e tosa.

Tratamento que utilizei/poderia ter utilizado : 5 mL de Mercepton intramuscular e 0,01 ml/kg de sulfato de atropina a 1% (não usei, só deixei à disposição). Dei um banho de água morna durante 20 minutos para remover eventuais resíduos do pesticida que pudessem estar na pele.

Meu conselho: tenha um veterinário no qual você realmente confie. E se você estiver lendo este texto porque o Google te “mandou aqui”, não hesite em procurar um outro veterinário que possa lhe atender com seriedade e presteza. Para finalizar, eu vou comprar uma máquina de tosar e, de agora em diante, vou me encarregar dessa tarefa.

Atualização: Já se passaram três dias desde que a Estrela foi exposta ao amitraz. Ontem pela manhã notamos um pequeno sangramento através da uretra dela. Levamos imediatamente ao veterinário (em quem confiamos) e ele explicou que o epitélio da bexiga sofreu com o ação do amitraz e que, além disso, o sistema imunológico ficou debilitado, favorecendo o quadro de infecção do trato urinário que ela apresentava.

O tratamento foi o uso de um antibiótico/antimicrobiano (biofloxacino ou enrofloxacino) por 7 dias e também o uso de um diminuidor do tempo de coagulação, a hipovita K. Ele confirmou o uso do medicamento mercepton e também do antagonista adrenérgico (sulfato de atropina), na subsequência da exposição ao amitraz.

O mais impressionante foi ele olhar a lesão no dorso da Estrela e afirmar categoricamente que não era sarna e que claramente a lesão é causada por fungos (e não ácaros). Solicitou um exame de raspado de pele com cultura para saber exatamente de qual tipo ou classe de fungo se trata, para poder dar o atendimento específico.

Últimas informações sobre a Estrela:

A imunidade ficou tão baixa com a intoxicação que ela acabou desenvolvendo uma cistite nervosa, com sangue na uretra e tudo o mais. Agora está tratando com antibióticos e mais protetores hepáticos. Tudo por causa do tal do Amitraz.

“Educação, castração e adoção é a solução!”

Fonte: http://www.blog.marski.org/?p=1049

99 COMENTÁRIOS

  1. nossa, que dose hein?
    isso tudo por conta de profissionais mal preparados a receitar “bombas quimicas” aos nossos animaizinhos! fico feliz pela estrela, ela tem sorte de ter um “cuidador” como você! e que bom que você entende dos fármacos, se fosse outro, ela provavelmente teria morrido.

    abração

  2. Realmente, incompetencia do M. veterinario e irresponsabilidade da proprietaria… buscar informações sobre o quadro clinico, ao inves de procurar um profissional da area, e muita burrice…sem falar das outras bobagens que ela relatou…

    • Os donos estavam em desespero pois foram nos que deveriam ser profissionais (supostamente estudou p isso) e n aguentavam ver o sofrimento da cachorrinha e o gasto financeiro. Por tanto nao é burrice não e sim desespero certo em buscar ajuda, porém erraram no fato de ficar medicanco o animal na doida

  3. eu duvido q um veterinario tenha recomendado o amitraz p/ vc. Essa historia está é mal contada pq a troco de que o veterinario entregaria o cao na sua casa e simplesmente te daria o nome de uma droga sem cobrar consulta? vc está mentindo, vc comprou na onda de algum vendedor de balcão,desses q muitas vezes nem segundo grau completo tem, imagine um curso de medicina veterinaria ou farmacia, ou leu algo na internet, ou seguiu conselho de terceiros e aplicou por conta propria e quase matou seu cao. Acho q deveria ser mais honesto e dizer q a culpa foi sua em vez de criar culpados

    • Levei meu cão no hospital veterinário da federal de Viçosa oum dos melhores da região e lá me receitaram triatox e apliquei a medicação e minha cahcorra está bem estranha vou aguardar e ver o resultado amanhã de manhã estou super preocupado.

    • olha cristiane chamar uma pessoa de mentirosa é meio complicado, eu acredito nele sim pq levei meu caozinho no vet e ele deu uns comprimidos e banhos com amitraz só que na dose certa e secar na sombra também não deixar ele se lamber dai eu comprei um cone e coloquei na cabeça dele ate se secar e deixei ele na garagem da minha casa ate ficar totalmente seco, e nao deu nenhum problema caio todos os carrapatos e a sarna dele curou e nao deu nenhuma reaçao, agora chamar as pessoas de mentirosa sem saber é muito feio….

      • O cara n tem necessidade de mentir mesmo.. O amitraz é mais indicado p ambientes e nao p caes e gatos… pois é muito forte a composição. Vc, fabiana, teve sorte em q seu animal n teve nada com dose certa, mas eu quase q perdi minha cachorrinha pois a suposta dose certa quase q a matou.. horas depois q veterinaria aplicou ela teve alergia (respiração ofegante e cheia de placas vermelhas… voltei lá esculhabei a veterinaria e quis ser atendido por ourtro profissinal q colocou histaminico e graças q melhorou…

  4. Pô, mas vc é muito chato mesmo! Esta cadela está com problemas psiquiátricos secundários à superproteção de um dono mal resolvido. Deixe de ser tão cri-cri escolha 1 veterinário e siga a orientação dele. O problema foi a mistureba de remédios que vc usou (ah, e esqueceu de botar um pouco de culpa em si mesmo)

  5. Parabenizo o dono pela iniciativa e pela insistencia de ir atras do quadro clinico e tratamento pra sua cadela.O que vejho hj é a falta de preparo e realmente od esaco q VETERINARIOS tem….pq são assim q tem q ser chamados e nunca de medicos veterinarios…é mais condizente com a atitude da maioria

  6. Realmente caros amigos, não confiem em médicos…. tenham pelo menos 2 a 3 diagnosticos com diferentes medicos… pois vcs vêrão que todos falarão algo totalmente diferente…. procurem evitar o uso de medicamentos muito toxicos…. pesquisem sempre antes no google ou nos livros e revistas , ou conversando com pessoas, usem meios mais naturais possiveis, por exemplo: mistura de po de enxofre com oleo mineral a base de côco( adquiridos em farmacias) ideal para o tratamento de sarnas, faça uso de suplemento de aminoacidos para aumentar a imunidade, e procurar evitar o contagio com outros caes e lugares publicos, tais como gramas,capins, areias, pois são fontes certas de diversos tipos de sarna…. procurar manter sempre o asseio do canil, do cão; alimentar com uma boa ração; e assegurar a felicidade com diversão e carinho do seu amigo cão para que sistema imunologico sempre esteja em alta.

  7. Amitraz realmente é perigoso se não souber banhar o cachorro, atualmente estou com uma infestação de carrapatos em minha casa e ontem dei banho com TRIATOX nos meus dois poodle, já sou acostumada a dar banho com esse produto, cada cachorro e cada cachorro, mas o certo é o seguinte É MUITO PERIGOSO E TÓXICO! Melhoras para a estrela!

    • Usei na minha casa para infestação de carrapatos o KIT LAR vendido em pet shop borrifei muito no assoalho, nos colchoes (nas dobras do colchão os carrapatos ficam ali) nos rodapés enfim todos os lugares possíveis e imaginarios que iriam os pestes, além de tratar do cão, resolvi o problema, Rpeti 15 dias após e matei todos, quando deu 1 mes achei uma femea gordona na minha parede, repeti novamente e nunca mais apareceu. E detalhe os carrapatos tem que ser mortos no alcool nao adianta espremer e nem jogar no vaso eles sobrevivem, pasmem! tirar e colocar no alcool que eles desidratam e carrapato vive sob a terra 2 anos sem morrer, é uma peste mesmo!

  8. Como foi ótimo ler esse depoimento… tenho uma cachorra labradora, ela apresenta a um ano sintomas de coceira pele super ressecada mal cheiro e prurido no lombo já apresenta falhas de pelo.levei em varios veterinários já me diagnosticaram várias doenças todos com várias medicações a base corticóide, betametasona e outros, sem resultados, por final em um novo veterinário diagnosticou sarna negra receitando TRIATOX, resolvi antes de administrat o produto consultar google.Fiquei chocada com o caso da estrela,vou procurara outro veterinário que me de mais segurança e ficar mais alerta nestas receitas dadas por essses médicos veterinários que dizem terem se formados e usarem nossos caeszinhos como cobaia.

    • Nara, meu cachorro faz uso de triatox, pq tbm tem sarna negra, não tivemos problemas. Talvez a dose do produto recomendado para a menina Estrela tenha sido mto elevada…e sempre retiro o produto do corpo do meu cachorrinho, deixo por alguns minutos e volto a enxaguá-lo.

  9. eu duvido q um veterinario tenha recomendado o amitraz p/ vc. Essa historia está é mal contada pq a troco de que o veterinario entregaria o cao na sua casa e simplesmente te daria o nome de uma droga sem cobrar consulta? vc está mentindo, vc comprou na onda de algum vendedor de balcão,desses q muitas vezes nem segundo grau completo tem, imagine um curso de medicina veterinaria ou farmacia, ou leu algo na internet, ou seguiu conselho de terceiros e aplicou por conta propria e quase matou seu cao. Acho q deveria ser mais honesto e dizer q a culpa foi sua em vez de criar culpados

  10. Olá..Sou estudante de veterinária e vou falar o seguinte: Amitraz é sim recomendado para o uso em cães, eu já utilizei nos meus cachorros e nunca tive problemas, pq comprei a medicação correta, pois existe no mercado o TRIATOX PET, desenvolvido para animais domésticos. Outra coisa: vc confiou em vendedor de loja, que falou que o outro remédio era melhor e blabla,vale lembrar que apesar de diferentes remédios terem o mesmo principio ativo, as concentrações e dosagens de um ou outro são diferentes, NUNCA confie em vendedor de agropecuária, um deles me disse pra aplicar Neguvon na minha poodle, sendo q neguvon é utilizado para pulverização de bovinos.

    Outra coisa: sarna demodécica só ocorre se o animal tiver fator genético predisponente, pois o ácaro causador desta, vive no folículo piloso de todos os animais, inclusive dos humanos e só vai causar doença se o animal for predisposto geneticamente. Vc levou a Estrela em outro veterinário que receitou atropina, que é o tratamento de escolha em casos de intoxicação por estes tipos de veneno, vc não confiou nele, decidiu pesquisar e eu não sei como, conseguiu comprar atropina injetável que só é vendida para veterinários com apresentação da carteirinha do CRMV. O veterinário que te receitou amitraz pode ter errado ao nao fazer nenhum exame laboratorial para diagnostico, mas vc também errou ao recusar o tratamento oferecido por outro vet e ter preferido ficar por sua conta.

  11. ñ duvide disso ñ PET pois meu cachorrinho cuidado igual um bebe morreu em uma clinica veterinaria por causa desse amitraz. Indicado por uma “profissional”. O que ñ da pra acreditar é como q pode uma pessoa estudada indicar um remedio tal forte desse pra animais tao fracos.

  12. -Obrigado, iria começar o tratamento 20 ml por 5 litros, mas meu cão já está c/olhos meio branco devido a diabete. Vou ver c/veterinário se posso diminuir a dosagem para 5 ml, motivo pelo qual ele já esta Velhinho.

  13. Sebastião, se gosta tanto de seu cão, por que não aplica um medicamento mais caro e que funcione, em vez de diminuir a dosagem desse amitraz? Realmente os vendedores de balcão em sempre uma “solução” mais barata, mas que pode custar muito caro depois.

  14. Meus caros,

    Alguns pontos importantíssimos:

    1- pelo texto, ou o proprietário é um médico, dono de farmácia ou qualquer coisa do gênero e pelo visto não entende patavina de medicina veterinária… ficou lendo coisas no Google e tentando implementar tratamento próprio…;

    2- Alguns tipos de sarna dão sintomatologias clínicas evidentes. Obviamente um exame como um raspado de pele seria uma boa ferramenta complementar de diagnóstico, mas não quer dizer que o veterinário esteja errado;

    3- O que mais me impressiona é que a besta quadrada nem deve ter lido a receita, já que primeiro comprou outro princípio ativo (Monossulfureto de Tetraetiltiuran) fora da prescrição e depois deve ter perdido a receita, comprou AMITRAZ e ao invés de ter feito a diluição correta (1 mL por litro, o que daria 5mL), diluiu 20 mL e intoxicou o cão. ESTUPIDEZ completa..

    4- Da próxima vez, aconselho que procure um veterinário, discuta com ele se tiver dúvidas, siga à risca a prescrição veterinária ou procure outro veterinário..

    – Haja paciência…

  15. O negócio é o seguinte, se você ler bula até de aspirina vai ver que efeito colateral tem aos montes, sou criador de fox hound, tenho 52 cachorros no meu canil e todos tomam banho de triatox, e inclusive lavo o canil deles com o produto e nunca tive problemas, pra ajudar a sua cadela você ainda deu banho de água quente que dilata os poros e intoxica mais ainda, ou seja você reralmente não sabe nada, banho em cachorro tem que ser de água fria, e efeito colateral pode dar em qualquer animal.

  16. Nossa, realmente fiquei preocupada, mas que bom que sua cachorrinha ficou bem.
    Hoje minha mãe comprou esse tal de amitraz, e deu banho nos meus 3 cachorros, dois deles vomitaram e depois um melhorou, o outro ta meio xoxo ainda, e minha mãe disse que não podia ter sido ele, amanha mesmo vo levar ele no veterinario e jogar fora esse remedio. Mas no meu caso, foi minha mãe que resolveu comprar e passar.

  17. amistraz e um otimo produto e é mto eficiente

    eu uso ele nos meus bebes e sempre da um otimo resultado.

    porem tomo alguns cuidados q o proprio veterinario me aconselhou

    -nao aplicar mais q o nescessario.
    -nao deixar o animal ingerir o produto.
    -aplicar em um ambiente arejado.

    nunca tive problemas.

    mas tbem vale lembrar q os animais assim como os humanos podem ser alergicos e outros nao.
    e igual algumas pessoas e o dipirona uns tem alergia e outros nao.

  18. Hoje dia 12/09 estou passando pela mesma situação, o cachorro do meu namorado o thuthuco, tomou o tal banho com amitraz e esta igual a estrela, ta deitado no cochãozinho dele sem ao menos comer algo.
    pareçe estar morto, não consegui andar direito, e nem encherga, meu namorado ta chorando, desesperado …
    então resolvi vim procurar sobre o remedio ultilizado no cachorro dele, e achei o seu blog que me ajudou entanto, vo compra o remedio amanhã pois hoje não achei nada aberto, nada nada …
    vou dar banho nele pra tirar os residos do remedio.
    o veterinario que deu banho no cachorro usou todo o remedio em um banho só, agente percebemos na hora que ele estava mal, mas achamos que era medo da maquininha da tosa. mais não agora to aqui navegando atraz de informações, e graças a você, que passou pelo mesmo, me ajudou.

    GRATA.

  19. Gente, procurem um profissional habilitado pelo amor de Deus!! Parem de se basear só no que a internet diz.
    Faço uso do medicamento amitraz em meus cachorros, sei que é altamente tóxico se seu uso for abusivo, assim como qualquer medicamento em excesso, eu faço o uso sob recomendação de médico veterinário.
    Um dos meus filhotes tem a sarna demodécica e alergia a brachiaria, herdou da mãe, e soubemos depois que já havíamos adquirido o filhote, pois quando era bebê, ele teve muita crise de coceiras que se desenvolveu muito rápido pela falta de imunidade, e descobrirmos o que realmente era através de exame de raspagem. O
    controle no início foi feito através dos banhos com o medicamento amitraz, na dose 1ml por litro de água, sendo então o banho semanal de de 2ml diluído em 2l de água. O tratamento durou 3 meses.
    Hoje, todos os cães de casa tomam banho medicinal com o amitraz para controle de carrapatos e pulgas, a cada 15 dias, e os canis são lavados também com o medicamento.
    Sinto muito pelo que aconteceu a sua cachorrinha, mas antes de falar mal de algo, procure saber realmente como é o funcionamento correto com profissionais da área, consulte mais de um, não pegue informações de boca a boca, faça exames para saber o que está acontecendo, assim como nós humanos fazemos com nossa saúde logo que sentimos que algo não está bem.
    Espero ter ajudado a todos, lembrem-se de não perder tempo com a saúde de seu pet.

  20. blz, muito bom podermos ter varias opinioes sobre o amitaz,eu particularmente ja fiz uso do amitraz e ele resolveu o problema da minha pastora alema de 2 anos, mas agora meu vira lara de 10 anos que pesa menos de 10 kilos também esta com algum sarna pois se coça muito, mas os depoimentos aqui me deixaram preucupado. então a pergunta :
    qual seria o produto mais indicado,sem colocar em risco a saude do meu caozinho?

  21. Eu concordo que alguns veterinários indicam alguns medicamentos sem fazer um exame antes de prescrever qualquer medicamento. Mas devemos lembrar que alguns proprietários, sem estudo voltado a medicina veterinária, prejudica muito o trabalho dos veterinários. A coisa mais chata é ter q aturar um proprietário que não tem conhecimentos sobre fisiologia e patologia veterinária dando um de medico. EXISTEM VARIOS ERROS EM SITES PUBLICADOS NA INTERNET, PROCURE SEMPRE UM MEDICO VETERINÁRIO DE SUA CONFIANÇA. O GOOGLE É APENAS UM ARTIFICIO COMPLEMENTAR, NÃO SUBSTITUINDO A PRATICA E BONS LIVROS

  22. Eu agradeço muito a vc … pois no dia 18/10/10 foi dado ao meu cachorro esse tal de amitraz porque o medico disse que era bom para coceira , minha mãe deu banho nele e horas depois ele começou a ficar mole … eu estava mexendo no computador e ele amoleceu na minha frente ,chemei minha mãe correndo e ela ficou desesperada nós não sabiamos o que estava acontecendo com ele , mike é um cachorro que nos adotamos da rua ele é uma mistura de pastor alemão com husk ,não criamos ele desde filhote por isso não sabemos a idade dele …
    Voltando ao assunto, minha mãe ficou desconfiada do remedio , mas ela não conseguia encontrar a bula para saber se ela tinha feito algo de errado(coitada da minha mãe tava achando que a culpa era dela),então eu começei a procurar na internet a bula desse “veneno” e encontrei esse site … quase morri quando eu li ! eu não sabia o que fazer então comecei a procurar coisas que eu podia fazer para socorrer meu cão .Meu pai foi atras de quem tinha feito o estrago ,dai descobrimos que quem tinha passado o remedio para o meu pai era o assistente do veterinario e este vendo a gravidade da coisa passou um remedio contra intoxicação ( eu sei que o que ele fez é burrice mas na cidade em que eu moro ele foi o unico veternario que encontramos sendo que quem passou o remedio foi um assitente dele não ele), para piorar ontem estava chovendo muito a rua estava cheia de agua ,não tinha carro para leva-lo a uma clinica então depois de dar o remedio dado pelo VETERINARIO nos damos um banho para tirar um pouco o produto dele e tivemos que secalo com o secador pois com a chuva e o frio ele não ia secar nunca … eu e minha mãe depois de fazer tudo que podiamos ficamos acordadas para vigia-lo .
    agora exatamente 08:40 eu estou aqui contando a meu drama e ainda rezando para ele ficar bem ,ele esta muito debilitado então vcs tem noçaõ de como o meu coração esta ,hoje nos levaremos ele a um profissional.
    Não quero que ninguem passe o que eu passei !
    Hoje de manha eu achei a bula e adivinha não tinha nenhuma contra indicação ,NADA AVISANDO DO PERIGO DE MERDA DESSE REMEDIO.. pesso desculpas pela palavra mas com a raiva que eu estou essa é a unica maneira de descrever esse remedio ou melhor “veneno”.
    Agora vou dizer uma pequena coisa eu tenho sindrome do panico e enquanto estava tentandop salvar a vida do meu cachorro tive que tentar me controlar para não ter uma crise e feia , eu estou escrevebdo esse comentário e ainda estou tremendo , não dormi e ainda não estou com sono de tão nervosa … eu amo muito meu cachorro e não sei do que sou capaz se ele morrer.
    outro dia eu volto para dizer se ele esta bem …
    obrigada se não fosse por vc eu não ia saber o que estava acontecendo .

    • Ótimo saber de tudo isso… eu ia fazer o mesmo mergulho de amitraz em meu cão.
      A pouco ele ficou cego devido a uma briga com meu outro cachorro… (guerra por Fêmea no cio)
      E desde então ele tem muitos problemas de saúde por causa do stress do ocorrido.
      E fundos na pele é o mais novo.
      Em minha cidade tem faculdade de veterinária, e por isso tem pronto socorro onde os estudantes residem.
      Na ultima consulta me deram um diagnostico seguido da raspagem… de não haver sarna nenhuma… me passaram um remédio que pouco solucionou.
      Agora estou optando procurar na internet outros meios de cuidar desse problema de pele.
      Ele tem perdido muito pelo, e a coceira eu estou conseguindo controlar com um xampu de camomila que ajuda muito.
      Agora vou entrar com vitaminas…
      Porque pelo o que eu tenho lido em vários sites é que isso ajuda.

      • Vc já pensou em tratá-lo com florais? Meus gatos são tratados com florais e homeopatia, cansei de encontrar veterinários que só sabem passar antibióticos e corticóides, um Vet quase matou meu Bebê dando Giardicide, ficou com diarréia e vomitando 1 semana, eu o levava pro Vet ver e ele dava uma injeção pra parar o vômito, passando o efeito voltava tudo, e eu dizendo que ele estava com dor no abdômen, o Vet nem ligou, disse que a culpa era dos potes de ração, da água, de qq coisa menos do remédio que ele passou, sorte que procurei uma Vet homeopata que passou Xantinon, no mesmo dia o Bebê melhorou, era um profissional habilitado, com CRMV, e assim como ele encontrei outros que matam nossos bebês aos montes e não acontece nada. Receitam venenos demais, remédios demais e nunca falam da alimentação natural pq não sabem nada sobre isso. Por causa disso hoje sou terapeuta floral e homeopata, quem trata de meus bbs sou eu. Isso tudo é uma máfia, assuma a saúde de seus bbs. Mande fazer pra ele o seguinte floral: Rescue Remedy(b), star of Bethlehem(b), Mimulus(b), olive(b) em glicerina, vidro de 30ml, dê 4 gts em uma colher direto na boca, pelo menos 4 x ao dia. Isso vai acalmá-lo.
        Não tem contra indicação, vc mesma pode tomar pra ansiedade no tratamento dele.

  23. GENTE PELO AMOR DE DEUS!!!! O AMITRAZ É SIM PERIGOSO QUANDO NÃO É UTILIZADO DA MANEIRA CORRETA! SEMPRE USEI NOS MEUS CACHORROS, NA DOSE DE 2ML PRA 1 L E NUNCA,NUNCA TIVE ESSE TIPO DE PROBLEMA! Agora,vem esse cidadão aqui que não entende porcaria nenhuma de veterinária, querendo dar uma de especialista! se vc se preocupa tanto com sua cachorrinha, devia ter procurado imediatamente um vet, ao inves de ficar em casa tentando resolver tudo sozinho! Aí é fácil né, fazer merda e jogar a culpa nos outros!

  24. O amitraz não oferece perigo desde que usado na dosagem certa, sempre usei em meus cães e não houve problema algum. Uso inclusive na limpeza da casa, isolando os animais até que o chão esteja seco. Sobre os veterinários,existem sim os que indicam produtos à revelia sem fazer exame prévio e sem fornecer receita, nem venham querer dizer que não existem e que todos os vets são ótimos. Existem vets e VETS, como em toda categoria profissional, sempre existem os bons e os mais ou menos.

  25. Vc acha q posso passar amitraz nos meus cachorros, é que eles estão com carrapatos.. todos.. o que vc acha?? E a dose?? Eles pesam entre 5 kg e 11kg. Tenho um outro maior q deve pesar uns 20kg. Obrigada

  26. devido pelo longo pode der sido fungo agora ja vei aplicando outros medicamento levando a uma intoxicaçao qual a dose se ela vicou no sol tem varios fatores q predispos ao quadro

  27. Usei durante anos o Triatox em bovinos para controle de carrapatos, sempre na dosagem correta, ambiente adequado, horário e temperatura amena, e só tive sucesso. Ocorreu certa vez que um funcionário “resolveu” aplicar o Triatox com dose dobrada e a uma da tarde do mês de janeiro. Resultado: Me ligou desesperado avisando que os “boi tava passano mar”. Recomendei jogar água fria nos animais para retirar o excesso do produto que ainda não penetrou neles. Bem, de 10 cabeças, 3 morreram. Vivemos cercados de produtos químicos de altíssima toxidade, inclusive nas prateleiras dos supermercados e também nas nossas residências (produtos agrícolas/jardinagem, domissanitários/ratos e baratas, produtos veterinários/pet, além dos químicos de limpeza, tão ou mais perigosos. Devemos lembrar que a diferença entre remédio e veneno é a dose e que a forma de proceder é o que diferencia o sucesso do insucesso. Não devemos temos os produtos, mas temer o amadorismo, nossa desinformação, nosso despreparo, nosso relápso e descuido para manipular, aplicar e armazenar tais produtos e principalmente ficar acreditando em balconistas que se “fazem” de profissionais habilitados (veterinários e agrônomos)para empurrar/recomendar produtos.

  28. Eu não tive problema. Na primeira vez que fui usar, o veterinário falou pra dar um anti-tóxico meia hora antes do banho com Amitraz. Fiz e faço assim, e nunca tive problema. E uso o que diz na bula, 20ml pra 5L de água. Acho que o erro foi não ter dado anti-tóxico antes.

  29. ATENÇÃO:

    Infelizmente vejo um grande número de pessoas agir com autoritarismo e incentivar a ignorância. Concordo que é muito ruim o que aconteceu (eu não quero que aconteça comigo nem com ninguém) mas o que esse cara fez ESTÁ ERRADO. Vou tentar ajudar um pouco quem ler meu comentário.

    1º- O AMITRAZ não deve (como nenhum outro fármaco) ultrapassar a dose limite. Existe um falso engano dos leigos que quanto mais remédio maior será o efeito. Idem quando se trata da concentração do medicamento. Em “Fundamentos de Farmacologia” isso é ensinado. Quem faz isso estará tentando matar o próprio animal.
    2º-Eu utilizo o medicamento (em casos específicos) e na caixa informa SIM que é perigoso, agindo como veneno. O autor parecia espantado em saber que também é utilizado em demais animais, porém, estes e MUITOS outros medicamentos são usados em diversos animais, até mesmo humanos, diversos receptores e ações farmacológicas são iguais ou parecidas. E um erro: amitraz NÃO é usado em equinos (cavalos), e isso não quer dizer que devido ao fato do cavalo ser um animal de grande porte e forte e ainda assim ser sensível ao medicamento que o cão também será, outros medicamentos por exemplo contra o carrapato, é mais concentrado para cães do que para bovinos.
    3º-Ainda que se aplique o medicamento na dose correta existe o risco sim de uma possível intoxicação, porque o nosso organismo não é um livro de matemática, as reações variam de indivíduo para indivíduo. Há pessoas que podem morrer ao respirarem o pólen de uma determinada flor, outras ao comerem um ovo, outras a uma única picada de abelha. E a culpa disso não é do VETERINÁRIO, e o correto seria informar tudo ao 1º veterinário ainda que decidisse mudar de profissional.
    4º-Aplicar medicamentos sem auxílio profissional é um grande risco. No caso aqui referido eu acredito que não foi verificada a “Interação Medicamentosa” e tão menos ainda o “Tempo de meia vida plasmática” de nenhum dos medicamentos que ele utilizou.
    5º- Se o autor deste texto não errou na concentração (que pode ter ocorrido) e nem na quantidade (que também pode ter ocorrido) ele utilizou 20ml em 5 litros de água que vem descrito na bula, até aí OK. Porém mais uma vez aqui se encontra a importância de um profissional, pois de acordo com a literatura o amitraz deve ser administrado a 1250mg a cada 5 litros e o que vem descrito na bula corresponde a 2500mg a cada 5 litros. Estão vendo? E além, ainda de acordo com a literatura cães de raça pequena e idade avançada devem ser considerados (no caso o Cocker é médio, porém, já está com 10 anos) recomenda-se metade da dose, ou seja, 625mg a cada 5 litros. Lembrando que foi aplicado 2500mg, isso se o autor não estivesse errado.
    Espero que Estrela esteja bem, se fosse MEU cão eu pediria ao veterinário os exames básicos para saber se não ocorreu nada de pior (hemograma, renal e TGP).
    Um conselho a todos: valorizem o veterinário sério; cuidem de VERDADE de seus animais, você não ficará pobre por um custo um pouco maior que ele vai te trazer. Existem medicamentos melhores que o apresentado aqui, que por terem um custo maior as pessoas preferem o mais barato. É o famoso “barato que sai caro” e culpa cai sobre o veterinário. EU não arrisco a vida do meu amigo. Não tenha animal se não possui condições proporcionar os devidos cuidados.
    O site está muito bom.
    (curso Medicina Veterinária)

  30. Aqui tem muitas críticas ao relato do dono da cadela, vindas de veterinários. Podem fazer a defesa, mas o fato é que existem sim muuuuitos médicos veterinários mal preparados, como em toda classe profissional. Acontece que na área da saúde, o amadorismo pode ser FATAL. A veterinária que eu consultei para tratar a sarna demodécica da minha cadela (que por sinal, ela jurava que não era sarna, mas confirmamos com a raspagem), receitou cefalexina (entre outros remédios) sem dizer a dose, só disse que desse um comprimido e que encontraria em qualquer farmácia sem ser de bicho. Nas drogarias há comprimidos de 500mg e 1g. A cadela tem aprox. 4kg e mesmo se eu tivesse dado o comprimido de 500mg ao dia, é uma dosagem excessiva. Acontece que fiz pesquisas (por conta própria mesmo) e soube que a dose de cefalexina é de 10 a 30mg por kilo. Ou seja, é para dar no máximo 120mg.
    CONCLUSÃO: Existem sim veterinários competentes, mas muita cautela porque vc também pode estar entregando o teu bichinho a um incompetente; por isso CONFIE DE OLHOS BEM ABERTOS. Pesquisem sim, a cada vez que um médico receitar algum medicamento, informem-se ao máximo, porque depois, pode ser tarde…

  31. O difícil é achar um veterinário COMPETENTE. Principalmente algum que seja especialista em problemas de pele. Minha schnauzer está há 2 anos com um problema de pele, com muita coceira. Não chega a ficar ferida, mas formam-se caroços sub-cutâneos. Tenho comigo a opinião de que está se espalhando algum tipo de doença de pele devido à tosa com lâminas contaminadas. Deveria existir uma legislação específica a respeito dos cuidados de higiene e esterilização dos equipamentos utilizados em pet-shops (se é que já não há e a Vigilância Sanitária não dá conta de fiscalizar).
    Depois que minha cachorra começou a ter este problema e NENHUM veterinário conseguiu resolver o problema comecei a pesquisar na internet, SIM. Para terem uma idéia ela já foi medicada com pomadas, shampoos, antifúngicos, antibióticos, antialérgicos…todos eles prescritos pelos veterinários. Levei até em Hospital Veterinário vinculado à faculdade de veterinária e minha cachorra foi atendida pelo professor responsável pela parte de dermatologia canina. O cara era especialista e após vários exames a resposta que obtive foi que devia(???) ser problema genético.
    Sou adepta da mudança de ração, existe uma específica para melhorar a qualidade do pelo e pele. Também há um produto natural à base de aveia coloidal – muito difícil de encontrar no Brasil, mas facil de fazer em casa: basta bater no mixer ou liquidificador um punhado de aveia (não pode ser do tipo instantâneo) até virar pó. Usar esse pó na água final do banho, deixando o cão imerso por uns 10 minutos. Não enxaguar.
    Foi isso que fez a pele da minha cachorrinha melhorar:um produto natural, barato e , no meu caso, eficaz.
    Abraços e boa sorte a todos.

    • .Parabéns pelo comentário e informações. TODOS sabemos que existe péssimos profissionais em todas as áreas. Não adianta desculpar a classe se no meio tem os podres. O que precisa ficar claro é que existem os que trabalham bem,o difícil é encontrar. Faz bem quem pesquisa. Bendito google que já me salvou de muitos problemas.

    • Oi Alice, quer a receita definitiva pra acabar com os problemas de pele? ALIMENTAÇÃO NATURAL, o que causa 99% dos problemas de saúde de nossos bbs é a ração. No Brasil a filosofia natural ainda está engatinhando mas já existem sites como cachorro verde, e enlatados com comida de verdade. Existem dezenas de sites estrangeiros com muitas receitas, e não é complicado, é só botar a mão na massa.

  32. Com minha cadelinha aconteceu a mesma coisa q o cão de kaka… só q o meu foi pior, minha cadelinha é um filhote de apenas 3 meses.O assistente do veterinário não falou nada de contra indicaçoes. Ontem 17.02.2011 dei banho nela e apliquei o VENENO pq isso não é remédio, com mais ou menos 2 horas depois q apliquei vi q ela tava molinha e tinha vomitado a comida toda. Fiquei desesperada qd vi, minha mãe ate pessou q ela tinha morrido só q qd cheguei perto dela ela tava viva só q mal… pensamos q foi pq deixamos ela na coleira e ela tava forçando para sair. só q depois minha mae foi pesquisar na net sobre o tal AMITRAZ, e qd vimos oq podia acontecer peguei ela e fui dar um banho pra tirar o veneno. Dei muita agua de coco, pois estava mto desidratada. Hj 18.02.2011 levamos ao veterinário e ele passou um Antitóxico chamado UCB Oral. Tenho q dar 2 vezes ao dia ate ela ficar desintoxicada. Ela ta bem mais esperta q ontem. só com um pouco de dengo pq ela é a bbzinha da casa. Hj sei q vou dormir mais tranquila sabendo q ela ta ficando boa, mais não aconselho a ngm esse tal AMITRAZ, pois ele é um VENENO…

  33. Tenho uma labrador e uma vira-lata que amo muito, estão com carrapato , pensei em dar um banho com isso, porêm como toda mãe cuidadosa , nunca uso nada em minhas bêbes sem consultar ou ler bula.
    foi bom me informar pq ja estava indo dar banho nelas com esse médicamento.

    obrigado por essas informações

  34. Primeiro amitraz NÃO pode ser usado em EQUINOS!
    Segundo, já que você é tão esperto deveria saber que tudo, tudo + tudo que é usado em pacientes idosos tem que ser investigado detalhadamente… eles sempre são exceções!! e a dose… nem se fala!

  35. O Perióxido de benzoíla tem 2,5% e o Amitraz 12,75%.. Na certa você superdosou sua cachorrinha com os dois produtos em contato com a pele. Deveria ter usado um sabonete neutro na hora da lavagem ou de enxofre (lavagem profunda da pele do animal).

  36. estou passando por isso tb. Após, minha cadela lhasa-apso com poodle ter sido diagnosticada com sarna, veterinário passou o uso de amitraz. Agora meu esposo está como um louco à procura de um veterinário que explique o que está acontecendo, pq nossa cadelinha apresenta sintomas parecendo que está morrendo, olhos não responde a estímulos, estão abatidos e ela fica deitada o tempo todo, não tem forças para se levantar, quando se levanta está “zonza”, quase não comeu e ainda não bebeu nem uma gota d’água, a língua também está estranha fica presa ao céu da boca, a respiração está ofegante. Não sei o que faço!

  37. Olá realmeonte o que vc passou foi um filme de horror, tenho 10 cachorrinho varias raças e moro em uma região cheia de carrapatos e a 5 anos faço uso do triatox em meus cachorros só que uso uma tampinha daquela do remedio em 5l de agua e até filhote com um mês já useie ñ aconteceu nada graças a Deus, ñ estou aqui para defender o triatox que ñ me paga nada pra isso, só para alertar que cachorro é parecido com gente tem reaçoes diferente.

  38. Desculpe-me querida, mas te dou 90% de certeza que esse individuo que lhe receitou amitraz e diagnosticou sem um raspado, citologia ou biópsia cutânea (sem lhe oferecer estes exames)o amitraz não é um médico veterinário. muitos balconistas de agropecuárias, pet shops dizem ser mas não tem a menor noção disso. Veterinários não atendem desconhecidos gatuitamente, eles também pagam contas. Amitraz é raramente indicado, e quando isso ocorre geralmente é para aplicação local em diluição especial em casos de pododemodicose recorrente para pessoas que não tem condições de mandar manipular xampús especiais. Por favor, pare de denegrir a classe. Voce quase matou seu animal com essa diluição,não foi o mercepton que salvou seu animal. ioimbina é remedio controladissimo vc não iria achar para comprar, muito menos sem receita especial de um médico humano (não há cloridrato de ioimbina de uso veterinário por via oral). O Dr. google não é o melhor para te ajudar nessas situações. não quero ser grosso nem te ofender, muito pelo contrário, mas procure um profissional sério e competente para cuidar do seu animal. Exija o CRMV do mesmo. na duvida ou falta de medicamente indicado pergunte à ele. Questione-o, afinal ele estudou para isso.

  39. A minha cachorrinha de 5 anos que se chama Mel tem muita coceira e um cheiro muito ruim e permanente que dura a mais de 3 anos e tenho passado por um verdadeiro calvário com ela. Fiz exames laboratóriais que não diagnosticaram a sarna demodecica como achava que ela tinha. Enfim só acusou alergia. Mas a pergunta era alergia à que? Enfim depois de muitos antialérgicos do qual ela fez uso, então organismo da Mel não respondia mais a medicação. Sendo assim a veterinaria indicou o banho com AMITRAZ e já faz 5 semanas que ela vem aplicando 1 vez por semana.
    Após ler esse “desabafo” fiquei preocupada, pois sei que após cada banho da Mel ela dorme o dia todo, vomita pelo menos 2 vezes e não tem reação para nada, dorme o tempo todo. Tudo isso não levaria em conta se ela tivesse melhorado ,mas após a terceira semana ela voltou a ficar como estava antes.
    A minha mensagem é a seguinte: Confie no veterinário do seu cão, caso haja dúvidas existem muitos deles espalhados por ai e vale a pena ouvir uma segunda, terceira, quantas forem necessárias opiniões. Se o vet. indicou o banho com AMITRAZ por um determinado tempo e lhe informou dos riscos e porque ele então sabe do que está fazendo.
    Eu só fico muito triste pela minha mel, ela não melhora e não sabemos do que ela é alérgica, a ácaros já estamos descartando, já que o AMITRAZ não está fazendo efeito, a ração foi trocada por uma antialergenica e nada tbm, toma vitaminas para aumentar a imunidade e nada resolve. Gasto muito dinheiro com ela, mas não reclamo pelo amor que tenho por ela, mas vejo a cada dia a esperança sumir do meu coração. Quero muito que ela viva mais anos perto de mim, mas estou achando isso cada vez mais dificil.
    Se alguem está passando por algo parecido com o caso da Mel por favor me deêm dicas do que posso fazer com ela quem sabe eu ajudo alguém e esse alguém me ajuda!

  40. Tem alguém dizendo aqui que veterinário de verdade não passa amitraz para cães…Pois bem, estou sofrendo as consequencias do tal AMITRAZ. E olhe que foi um veterinário que medicou 14 anos nos EUA!

  41. tenho uma cadelinha de raça não definida(jacaré com cobra dd água) e foi indicado, não uso animal, lavar os comodos e canil onde ela transita. Corro algum riscos de usar como higenizador de local?. em tempo a Mel tem tres anos de idade. Grato Tadeu e Olinda.

  42. Ola. Sei q ja faz alguns anks q isso aconteceu, mas acho válido comentar q em todas as profissões existe o “mau profissional”. Hoje, a veterinária ja conta com um bom número de médicos especialistas que estudam, fazem residência médica e estão sempre se atualizando. Procure sempre um profissional renomado ou com no mínimo a residência concluída!! Tenham sempre espírito crítico e optem, sempre, pelos profissionais especialistas em cada área! 🙂

    • Quero agradecer a Davi Marski Filho pelo seu depoimento, pois o banho que dei no meu cachorro depois de ler o seu relato ajudou a salvar a vida do meu cachorro, que tinha tomando banho com AMITRAZ numa Clinica Veterinária devido problemas na pele. Na madrugada do dia que o cão fez uso do AMITRAZ ele passou mal com os mesmos sintomas relatados por Davi. Voltei a clinica por duas vezes, que aplicou soro na veia do cão -uma manhã inteira -, mas no mesmo dia a noite o cão voltava a ter os mesmos sintomas, SOMENTE DEPOIS DO BANHO, QUANDO FOI RETIRADO O AMITRAZ do corpo do cão ele começou a dar sinais de melhora, mas ainda tive que voltar mais uma vez, pela terceira vez a Clinica, que aplicou novamente soro intravenoso uma mnhã inteira, e ao chegar em casa dei outro banho no cão, e a partir daí ele vem melhorando a cada dia.. Foram 5 dias de muito trabalho e dessespero. Pesquisando na internet sobre o produto usado no meu cachorro encontrei o depoimento de Davi, foi uma luz. OBRIGADA DAVI E FABIANA!!!!!!
      CUIDADO COM O USO DO PRODUTO AMITRAZ.

  43. NAO SEI MAIS O Q FAÇO PRA AJUDAR MEU MALTES
    meu maltes so vive dentro d casa toma banho semanais,e vai ao pet somente para fazer tosas higienicas,dorme no meu quarto tem a caminha dele e suas roupas de cama sao lavadas semanalmente.
    o fato é faz alguns meses ele apareceu com uma coceira mt grande q ataca durante a noite,lambe mt as patingas e n me deixa dormir,ja levei a dois veterinarios,usei sabonetes tipo tiuran q aliviou,mas n resolveu usei remedio para alergia,e cetoconazol,troquei o shampoo e condicionador,retirei a colonia,nd adiantou,hj sao 3:58 da madruga e eu n sei o q faço pois ele se coça mt e chora.O vete mandou raspar o pelo e meu bichinho ficou td feinho,fiz exatamente td q me.indicaram,n ligo de gastar so quero ajudar meu BB,pois sinto muita pena dele,ele dorme o dia td ,pq a noite n consegue por causa da coceira,sua pele fica ferida,o pelo td arrebentado,e falhado,tem um cheiro desagradavel,msm dando banho ,no dia seguinte,esta com cheiro ruin.Ja ate chorei por pena dele ,pois pra mim e como um filho eu o amo demais,e sei q ele ta sofrendo.Me indicaram esse medicamento que a Estrela usou,mas depois que li eu n tenho coragem de usar.Pois se acontece algo com ele ,n sei o q eu faria.Meu maltes se chama Flokinho,e meu primeiro dog,tem 2 aninhos,so come raçao e é mt amado por td familia.obg

  44. Boa tarde,
    Gostaria de relatar o que aconteceu aos meus 3 Shih Tzu.
    Na última semana, eles foram tomar banho e pedi que fosse aplicado Frontline, como de costume, para evitar que pegassem carrapatos. Mas, no pet shop, me disseram que iriam aplicar o CERTIFECT, que é do mesmo laboratório do Frontline, que era mais novo e um frontline melhorado. Confiei e permiti que aplicassem.
    Cerca de 20 a 30 min após a aplicação eu fiquei extremamente assustada com intensidade das reações apresentadas pelos 3 cachorros. Eles gritavam e choravam o tempo todo, comecaram a salivar, apresentaram vomitos, midríase, ressecamento ocular e logo após sonolencia, letargia… fiquei desesperada. Peguei os 3 e levei a minha veterinária de confiança que na hora me alertou sobre o perigoso componente da fórmula do CERTIFECT: o amitraz.
    Hoje os cachorros estão bem, graças a Deus e a minha querida veterinária Dra Mirela, mas precisaram de atropina, desintoxicante e vários dias de medicação e exames laboratoriais sequenciais… a menorzinha: a Docinho, passou uma noite inteira aos berros e inquieta. Fiquei desolada.
    Entrei em contato com o pet shop e com o laboratório responsável: Merial e ainda espero resposta. Num primeiro momento eles tentam fazer você acreditar que foi uma reação alérgica ao produto. Mas não é! Sonolencia, midríase, salivação são sintomas clássicos de INTOXICAÇÂO e não de alergia. Acontece que a dose tóxica do amitraz para os cachorros é pequena, o que o torna extremamente tóxico e perigoso. e detalhe: claro que não tem nada disso escrito na bula, alias até tem e vem como reações que podem ser apresentadas: é um absurdo, só falta vir um nariz de palhaço junto com o produto para agente usar. Falta de seriedade e respeito na minha opinião.
    Então, pessoal, cuidado! Antes de usar qualquer produto veterinário, liberado ou não, em seu melhor amigo leia os principios ativos e pesquisem ou perguntem ao seu veterinário de confiança.

  45. Obrigada por compartilhar sua experiencia com a gente. Tenho uma gatinha que trato com todo amor do mundo, e não a levo ao veterinário antes de pesquisar muito na internet, porque o descaso dos profissionais dessa área, especialmente com os gatos é demais. As vezes você precisa chegar com o diagnóstico e dizer pra eles. Isso é muito sério! Já troquei de veterinário umas 5 vezes… A Nina já teve problemas renais depois da castração.

    • Nossa gatinha também,depois que castrou ficou com problema seríssimo​ nos rins.E o veterinário diz que é a ração,sendo que nossas gatas comem das melhores rações.

  46. Como pode ser vendido um remédio tão prejudicial aos nossos bichinhos, hoje dei banho em meu cachorrinho com este medicamento depois de 30min ele começou a passar mal, ficou sem forças nas pernas, desmaiou, pupilas dilatas, sem reação a estimulos, vomitou, sua respiração e batimentos cardiacos ficaram lentos, teve paralisia nas pernas, um ABSURDO!!!
    Se estivesse escrito na bula as reaçoes adversas e o risco que meu ‘Mirinho’ sofreria jamais daria banho com este remédio, Faz 4h que tudo aconteceu, agora esta em observação, ja se alimentou, dei leite para ajudar na desintoxição, estou levando ao veterinario…
    Neste momento está sonolento e com a perna direita rígida…

    Quanta irresponsabilidade!!! Amitraz não vale nada!

  47. minha cadelinha pegou sarna demodécica ,apos ter ficado prenha de um cachorro de outra raça….ela era bem sadia e depois disso perdeu os filhotes um ficou vivo 3 dias ooutro ela ganhou se desmanchando um horror,por favor me diga um remedio q ela possa tomar ela e pinther tres cores pesa tres kg muito obrigada.

  48. Isso ai galera.. uma palma pra você que estuda no Dr Google e acha que ele resolverá todos seus problemas.
    E vamos todos rasgar nossos diplomas. Acho mais útil do que ler isso.
    Acho que em todo o ramo do mundo há bons e maus profissionais. Mas já que o Dr google existe não precisamos de mais nada!
    Só vai uma dica. Já q o Dr Google é tão bom porque ao menos não se dão o trabalho de procurar no acadêmico. Pelo menos são comprovações científicas!
    Afh cada coisa..

  49. concordo q não devemos dar um “DR” para o Google, porém acho q trocar experiências é mesma coisa q uma conversa pessoal! É lógico q somos “pensantes” e devemos raciocinar ao ouvir uma conversa pessoal, igualmente como aqui devemos fazer o mesmo qdo lemos cada postagem! Cada um tire sua conclusão! Amo cães e tudo q tem a ver com eles leio e isso só tem me ajudado! É lógico q busco sempre um veterinário, mas sei o qto é difícil encontrar bons profissionais! boa sorte a Estrela!!

    • Usei TRIATOX no meu cão e não tive problemas. Tem q ser uma seringa 3ml em 2 litros água. Do pescoço para as escápulas e o dorso. Secar na sombra ou no secador ( frio ).

  50. Eu uso amitraz no meu cachorrinho, é um remédio muito perigoso mas realmente funciona para controle de sarna e carrapatos. O que aconteceu é que o veterinário que você visitou não te orientou da maneira correta. O remédio pode ficar no máximo 20 minutos no bichinho com você do lado, pois, ele o cachorro não pode em hipótese alguma lamber o remédio, por que é um veneno. Depois precisa enxaguar e banha-los novamente com sabão e shampoo pra tirar todo o produto.

  51. Quer saber, sou totalmente contra o uso de venenos e estou pasasndo um período difícil por conta de infestação de carrapatos em minha casa, devido uma terra adubada que um senhor me trouxe do sítio para colocar nos vasos. A terra veio repleta de carrapatos micuins. Bom, para animais e para passar na casa, o melhor carrapaticida é o fipronil. Difícil de achar, pq é o mesmo composto para fazer o frontiline. É super seguro, mas o cãozinho não pode pisar no local enquanto estiver molhado. A frontiline proíbe a venda pq eles tem direitos autorais, mas há os que vendem. Deve-se fazer um mínimo de 4 aplicações na casa, sendo feita 1 vez por semana. Quanto a um remédio para sarna que não faz mal algum, o cachorro pode lamber e é muito eficaz, os veterinários sabem, mas não ensinam pq perde o cliente, é o enxofre. Misturar o enxofre com óleo de cozinha e passar durante 3 dias, deixando na pele. É um pouco chato por causa do chiro e pq engordura o local que o cão estiver, mas é ótimo e não faz mal. Outra medicação para problema de pele nos cães, como micoses, é o baba timão ( uma casca de árvore vermelha que se acha em casa de produtos naturais) Fazer um chá um dia antes do banho, deixar concentrar e no outro dia após o banho, enxaguar e deixar no corpo. Reserve um pouquinho, coloque na geladeira para ir passando nos lugares mais afetados. Três dias acaba a micose. PRESTE ATENÇÃO SE O SEU CÃO NÃO ESTÁ COM PROBLEMA DE PELE PQ VC USA ÁGUA SANITÁRIA PARA LAVAR O AMBIENTE!!! Isso os vets não vão lhe perguntar, para ficar tratando do seu cão e ganhando dindin por período prolongado, já que tratamento de pele demora!!

  52. Nossa, 20 ml de amitraz é demais para 5 litros. Esse remédio funciona, mas, em doses bem menores. Já usei no meu Lhasa, pois, ele ficou no patio de um amigo e não sei como pegou carrapato. Usei em três banhos, umas gotinhas em cada banho, procurando deixar a cabeça mais protegida. Ele não teve nenhuma reação e funcionou maravilhosamente. Mas, tem de saber usar, com certeza.

  53. Os mesmos sintomas o meu cão teve por usar a coleira preventic da virbac, cujo princípio ativo é o amitraz. Ficou sem coordenação nas patas, caindo o tempo todo, olhos fixos, língua para fora, taquicardia, apatia, febre, fiquei desesperada por uma semana, até que uma amiga (o vet se recusou a aceitar a intoxicação) me disse do perigo do medicamento… isso tudo foi na semana passada. Ele está aqui do meu lado, ainda muito debilitado, não levanta a patinha para fazer xixi, pois cai. É um shithzu de 9 anos, totalmente saudável antes desse episódio… Estou revoltada.

  54. Achei muita irresponsabilidade o dono do animal, sem nenhum treinamento,aplicar injeções intramusculares no animal. Esse é um tipo de procedimento que só estudantes ou médicos veterinários que passaram por algum treinamento pode realizar. Crueldade com o bichinho, pois ao aplicar erroneamente a injeção poderia pegar um nervo ou até mesmo aplicar em um vaso gerando um monte de outras complicações que você, dono da Estrela, na estaria capacitado para lidar.
    Sei que é frustrante dar de cara com profissionais mal preparados, mas encontrar um profissional desses no mercado de trabalho que não trabalha com zelo não justificar em momento algum por o seu animalzinho em risco. O correto seria buscar um médico veterinário diferente, já que, como você disse, desde o princípio desconfiou do tal tratamento. Fica a dica aí para a próxima vez. Mais consciência.

  55. Infelizmente os profissionais são mais mercenários do que amor na profissão e nos animais, eles usam como fonte de ganhar dinheiro, o que eles menos querem é ter trabalho de pesquisar, analisar os riscos que envolvem estes pobrezinhos animais que tanto dependem da gente e não sabem reclamar, mas fico feliz da Estrela tenha apenas melhorado e vc ter encontrado o caminho da cura, infelizmente ela sofreu bastante, mas estou torcendo que ela fique curada logo e sem muito sofrimento.

    • Como podem desrespeitar uma classe inteira de profissionais por causa de um diagnóstico errado! Quando precisarem de um veterinário, vão ter que se arrepender desta inquisição que foi feita neste fórum! Tenham mais respeito pelos médicos veterinários e ética nos comentários.

  56. isso ja me aconteceu com o butox e felizmente meu menino se salvou, morro de medo de qq substacia neles e não levo pra tomar banho em nenhum lugar, eu dou o banho e eu faço a tosa se for o caso

  57. davi, obrigado por compartilhar o drama da sua cadelinha, sera de muita ajuda para otros amigos dos animais! aqui queria acrescentar que assim que notar que o animal espirra, tose o tem qualquer sintoma apos um banho com quaisquer carrapaticida o pulguicida é importante lava-lo inmediatamente com xampu comum e enxuga-lo bem, assim evitara que a intoxicaçao continue., Nos temos um pincher que nao tolera ba~hos com permetrinas e seus derivados, mesmo com a diluçao adequada! ele é muito alergico poprtanto so pode usar coleiraanti pulga e simplesmente controlamos ele periodicamente retirando algum carrapato que aparecer, focamos na desinfeçao do ambiente.

  58. Eu tenho uma SRD de 1 ano que tem Sarna Negra ou Sarna Dermodécica, ela faz tratamento e toma banhos semanais com Amitraz 12,5%, eu diluo 2 ml em 1 litro de àgua, tiro todo o veneno do corpinho dela e seco ela com secador morno, ela nunca teve nenhum tipo de reação.
    Me desculpe mais você foi mal receitada pelo vet. Sarna é assim que se trata mesmo.
    Att.

  59. Que tristeza eu tb estou passando por isso….ontem dei banho na minha poodle de dois anos com esse veneno,passar algumas hrs ela começou com dificuldade de respirar e mt moada,mais tarde ela foi subir a escada não teve forças e caiu se depatendo…..meu Deus que sena horrível minha filha começou a chorar e eu me desisperei não sabia o que fazer, pequei ela nos meus braços e comecei a carinha la liguei pro cunhado da minha filha que cuida de cães, e ele me disse que era o amitras que era pra dar banho nela,dei e sequei ela dormiu a noite inteira do meu lado eu vigiava a respiração dela,de manhã vomitou e continuou mt moada e sem força para andar,deu três ataques de entortar o corpo,demos antitoxico para ela, ja chorei mt pois me sinto culpada,so agora que li sobre esse remédio, to orando a Deus pela melhora dela,estou sofrendo mt dr ve la assim

  60. Bom dia!!
    Uso Amitraz nos meus cães a muito tempo,mas a dosagem para cães é muito menor: 1 ml para 2 litros. dou o banho normal e depois banho “na sombra” com o amitraz, não deixo eles se lamberem e seco bem com toalha e secador no FRIO. Agora se o seu cão tiver alguma doença ou for idoso,acho que o mais indicado é não fazer uso do amitraz. Ele é muito forte.Mesmo assim consulte sempre o veterinário de sua confiança.Espero ter ajudado. ” em caso de intoxicação por banho, retire imediatamente o produto com outro banho de preferencia com sabão de coco.

  61. Infelizmente minha cadelinha veio a óbito há 6 dias depois de um banho com charmdog da qual tem esse composição, que sofrimento. Não sabíamos ou não sabemos se ela foi intoxicada, corremos com ela com convulsões ao veterinário, porém por negligência ela morreu 🙁 , ela ficou estranha depois do banho e já estava habituada ao veneno. Ela apresentou vômitos, será que o veneno a matou??? E ela parecia estar bem e melhorando.

  62. Olá, minha cachorra apresentou exato esses sintomas, após utilização do amitraz. Queria informar sobre algo para as pessoas q estão lendo: a sarna dermodécica não é contagiosa, é passada de mãe para filhotes pelo leite materno ou na hora do parto. Nesse caso, acredito que não há a possibilidade de ter pego no pet shop. A veterinária que consultei é mto competente pois ela disse que só o exame diria, pois vendo assim ela não poderia dar um diagnóstico preciso. Acho importante fazer o exame, inclusive não fiz e fui logo tratar achando q é mesmo a sarna demodécica e estou bem arrependida, pois preciso ter ctza antes de submete-la a um tratamento tão forte qto esse com amitraz.

  63. Olha passei Amitraz nas minhas duas cadelinha, uma labradora de 1 ano e 9 meses, e uma shih tzu de 9 meses, tinha visto na internet que era excelente. apos passar elas
    ficaram letárgicas mesmo. mas no dia seguinte ja estava ótimas e sem nenhum carrapato. apliquei no terreiro também pra matar eventuais bichos nojentos, chamados carrapatos.

  64. Um monte de gente duvidando que veterinario tenha receitado. Devem ser tudo estudantes de veterinaria defendendo ” a classe”. larguem de ser ridiculos. veterinarios receitam sim isso e tantos outros medicamentos piores até. e 80% não explica mesmo os risco, acham que todos nós donos somos ignorantes pra entender, ainda mais aqueles veterinarios iniciantes ou antigos. Falo por experiencia própria. E conheço tantos veterinarios incompetentes, que nao confio em nenhum e tudo eu pesquiso antes. Receitaram pra meu cachorro uma porrada de remedio pra sarna, e só com 1 deles ele quase morreu. Imagine se eu tivesse dado todos. 5 anos de faculdade não é sinonimo de competência e conhecimento. Isso se aplica a diversas profissões também. Baixem a bola.

    • CONCORDO QUE ALGUNS PODEM SER DESPREPARADOS. MAS SERÁ QUE ELE OBEDECEU A DILUIÇÃO? POIS JA CANSEI DE PASSAR NOS MEUS CAES SEM ESSE EFEITO…..ISSSO ACONTECE SE VC NAO OBEDECE A BULA …. É SUPER SGURO ESTE MEDICAMENTO

  65. e mais uma coisa. quanta gente ignorante. acabo de ler comentários pavorosos ..q burrice é elogio pra certas pessoas. muita gente pesquisa depois q já aplicou o produto e o cachorro já esta morrendo. ah façam me o favor. o cheiro do produto já mostra que ao menos a pessoa “devia pesquisar antes de aplicar”. o produto cheira a veneno, pesticida. a culpa nao eh só dos vets incompetentes, a culpa também é das pessoas burras. Pq se fosse pra aplicar na cabeça de vcs pra matar seus piolhos, todo mundo pesquisaria antes de fazer. É perigoso sim, é pesticida. porém nao sabe, pesquise, ta em duvida, coloque o mínimo possivel no máximo de agua. eh difícil raciocinar assim? aff

  66. Desculpa, mas n foi culpa de ambos agentes da zoologia e sim sua, voce usou tiuran para o tratamento de sarna pelo periodo de 10 dias onde ja começa o erro, o tratamento de sarna em cães e dado em torno de 3 em 3 semanas com tiuran, amitraz ou outro pesticida, pois tem composição química muito forte sendo mais utilizado em tratamento de bovinos; rebanhos. O fato e que pelo seu relato ate onde eu consegui ler, utilizou tiuran pelo periodo de 10 dias depois sem nenhum intervalo (semanas) aplicou benzoíla e amitraz, me desculpe pela sua ignorância mas você deu um banho tóxico no seu cão, sem ter em mente as feridas que são causadas pela sarna oq deixa a mucosa exposta podendo causar qualquer tipo de infecção com o veneno do amitraz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui