EnglishEspañolPortuguês

Pecuária mundial gera mais da metade de todos os gases causadores de efeito estufa

22 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Por Vitor Marinho (da Redação)

Em 2006, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) publicou dados demonstrando que a produção de carne no mundo é responsável por 18% dos gases causadores de efeito estufa emitidos pela ação humana. Dois cientistas ambientais do Banco Mundial recalcularam e corrigiram esses dados para o World-Watch Institute: a FAO, que defende o aumento do consumo mundial de carne, havia negligenciado algumas questões, subestimado outras e atribuído erroneamente certas emissões.

Capa da revista de novembro de 2009 da WWIApós a correção dos erros e a atualização dos dados sobre a produção animal (que continuou a aumentar em escala global entre 2006 e 2009), os cientistas apuraram que a pecuária e seus subprodutos contribuem com, no mínimo, 51% de todos os gases causadores de efeito estufa. Em vez dos 7.516 milhões de toneladas de CO2 equivalentes calculados pela FAO, a pecuária e seus subprodutos geram 32.564 milhões de toneladas de CO2 equivalentes por ano.

O que isto significa:

Mesmo se todas as pessoas do planeta optassem por fontes alternativas de energia, se todas as lâmpadas fossem substituídas por lâmpadas mais econômicas e todos os carros e aviões fossem completamente banidos, os efeitos sobre o clima ainda seriam menores do que se as pessoas parassem de comer carne e escolhessem uma dieta vegetariana.

O artigo completo da revista World-Watch está disponível online: Livestock and Climate Change.

Press-release do WWI: Livestock Emissions: Still Grossly Underestimated?

Fonte: EVANA

Você viu?

Ir para o topo