EnglishEspañolPortuguês

Operação do Ibama termina com 300 aves apreendidas e R$ 140 mil em multas

27 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Subiu para 300 o número de aves apreendidas, nesta terça-feira (27), por equipes do Ibama em Caruaru, no Agreste pernambucano. A operação terminou com R$ 140 mil em multas aplicadas e na detenção de seis pessoas para esclarecimento.

Aves apreendidas em Caruaru (Foto: Divulgação/Ibama)
Aves apreendidas em Caruaru (Foto: Divulgação/Ibama)

Entre os pássaros apreendidos havia canários-da-terra, curiós, trinca-ferros, galos-de-campina e pintassilgos – estes últimos ameaçados de extinção. Cerca de metade dessas aves estava à venda na Feira da Sulanca. Os demais animais foram recolhidos nas casas dos comerciantes. Segundo os fiscais do Ibama, tanto na feira como nas residências, as condições em que as aves estavam sendo mantidas eram inadequadas. Além das multas, os infratores estão sujeitos a pena de até um ano de detenção. Eles têm prazo de 20 dias para apresentar sua defesa ao Ibama.

As aves que estiverem em boas condições de saúde serão soltas após perícia de veterinários. As que estiverem doentes ou com a mobilidade comprometida ficarão em recuperação no Centro de Triagem de Animais Silvestres, de onde serão transferidas para criadouros autorizados.

Este ano, em quatro operações do Ibama em Caruaru, cerca de mil animais já foram apreendidos – aves, em sua maioria.

Com informações de PE 360 Graus

Você viu?

Ir para o topo