EnglishEspañolPortuguês

Câmera flagra albatroz seguindo orca em busca de comida

15 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

As câmeras de vigilância são onipresentes hoje em dia e capturam praticamente todas as imagens: as boas, as más e aquelas que não é muito educado mencionar. Uma dessas câmeras, aliás, saiu em voo pelo Oceano Antártico, carregada nas costas de um albatroz, e capturou imagens muito raras: um bando de albatrozes seguindo o percurso de uma orca, provavelmente na esperança de obter comida.

A câmera pesa cerca de 80 gramas e está equipada com sensores de profundidade e temperatura, além das lentes. Câmeras desse tipo foram instaladas em quatro albatrozes na Bird Island, no Atlântico Sul.

Foto: The New York Times
Foto: The New York Times

Kentaro Sakamoto, da Universidade de Hokkaido, no Japão; Philip Trathan, do Serviço Britânico de Pesquisa Antártica; e seus colegas avaliaram milhares das imagens registradas pelas câmeras ao longo dos voos das aves. Embora a maioria delas mostre apenas extensas áreas vazias de oceano, os pesquisadores relatam em estudo publicado online pelo site PLoS ONE que um dos pássaros localizou uma orca, e que parecia ter descido até perto da superfície do mar, talvez na esperança de recolher algumas das migalhas deixadas pela baleia ao se alimentar.

A fotografia sugere que ocasionalmente os albatrozes podem tentar obter alimentos em mar aberto de maneira semelhante à praticada por outras aves marinhas em áreas mais próximas da costa – seguindo outros predadores em busca de pistas sobre o paradeiro de presas ou de sobras.

Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo