EnglishEspañolPortuguês

Sociedade Protetora denuncia maus tratos no Canil Municipal

31 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

A Sociedade Protetora dos Animais de Mogi Mirim (SPAMM) realizou uma varredura no Canil Municipal da cidade. A denúncia era relativa à morte e desaparecimento de cães. De acordo com voluntárias da Sociedade, muitos animais que estavam cadastrados para doação também desapareceram.

A denúncia foi baseada na lei 12.916 de 2008, que acaba com a matança indiscriminada de cães e gatos. A medida proíbe a morte de animais sadios, sendo apenas permitida a eutanásia em animais doentes, ou que apresentem doenças infectocontagiosas que coloquem em risco a saúde pública, verificável através de laudo técnico disponível às Entidades de Proteção Animal.

Segundo Jessé Correa Cortez, veterinário do canil, os cães mortos são levados até o local, esterilizados e cremados. De acordo com ele 86 animais deram entrada no canil este mês. Porém, a SPAMM contesta a versão do veterinário, e alerta para a desorganização do canil, que não possui cadastro de entrada e de óbitos dos animais. Ao todo foram encontrados 12 cães e 5 gatos no freezer do canil. Para a vereadora Maria Alice Mostardinha, que também estava no local, há uma necessidade de fiscalização e cadastro das clínicas quanto aos cães mortos.

Maria Fernanda Cotrim, voluntária da SPAMM, denuncia a falta de laudos de clínicas que deixam os animais mortos no canil. “Não há nenhuma documentação da procedência desses animais, eles não sabem quantos estão vivos e quantos estão mortos. Os cães entram sem laudo aqui. Podem ser cães de rinha. É necessária uma investigação”, completa.

Além disso, a SPAMM também denunciou a forma como os animais são mortos. De acordo com as voluntárias presentes no local, o sacrifício dos animais é realizada atualmente no canil por eletro choque, enquanto o procedimento adequado estabelecido por lei é a eutanásia com medicamentos apropriados. Contra argumentando, Jessé Correa mostrou os medicamentos usados no sacrifício dos animais, porém um dos frascos apresentados estava vencido desde 2007.

Fonte: A Comarca

Você viu?

Ir para o topo