EnglishEspañolPortuguês

Jaguatirica aparece em árvore no centro de Pato Branco, PR

30 de outubro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Pedro Rodrigues Neto Jornale
Foto: Pedro Rodrigues Neto Jornale

Uma jaguatirica (Leopardus pardalis) de aproximadamente dois anos e pesando cerca de quatro quilos surpreendeu os moradores de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, na manhã de hoje (30). Confortavelmente instalado na copa de uma árvore, o animal observava as pessoas que se aglomeravam na Praça do Rotary Club, anexa à prefeitura municipal, no centro da cidade de 71 mil habitantes.

O animal foi avistado por volta das 9h, horário de intenso movimento naquele local. Com isso muitas pessoas se aglomeraram ao redor da árvore, que mede cerca de 10 metros de altura, para observar a cena inusitada. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas, por questões da segurança do bicho, não efetuou o resgate.

Técnicos do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) também estiveram no local e aconselharam a deixar o bicho na árvore. Segundo o fiscal do IAP, Wilfred Schartz, o procedimento de remoção do felino seria muito arriscado. “Corremos o risco de não conseguir segurá-lo com as redes e ele poderia cair e correr por entre os carros. Preferimos aguardar a chegada da noite e a diminuição do movimento para que ele desça sozinho e procure seu caminho”, explicou o técnico.

Também não foi possível sedar o animal, já que o Corpo de Bombeiros de Pato Branco dispõe das armas de disparo, mas não tem dardos tranquilizantes. Por conta disso o futuro do animal ainda é incerto, já que não se tem certeza de que seu retorno ao habitat natural será bem-sucedido.

Busca por alimentos

A hipótese mais provável da aparição da jaguatirica no centro de Pato Branco é a procura por alimentos. De acordo com os técnicos do IAP, devido à abundância de comida, principalmente nas lixeiras, não é difícil imaginar por que o animal chegou até ali. Outra possibilidade é que ele tenha fugido de alguma casa onde era mantido em cativeiro.

A jaguatirica é um animal nativo da mata atlântica e pode pesar até 16 kg. Alimenta-se basicamente de lagartos, cobras, macacos e pequenos roedores. A jaguatirica é um animal em extinção. A espécie sofre com a ação de caçadores que buscam a retirada de sua pele, muito bem remunerada no mercado ilegal.

Fonte: Jornale

Você viu?

Ir para o topo