EnglishEspañolPortuguês

Estudo sobre vida marinha pode ser acompanhado pela internet

29 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

O diário de bordo dos pesquisadores do programa mundial de Censo da Vida Marinha (Census of Marine Life), está disponível na internet, pelo site do programa. Na página eles registram o dia a dia da pesquisa responsável pelo levantamento da biodiversidade das regiões de cordilheiras de montanhas submarinas no Oceano Atlântico Sul, por meio do programa Mar-Eco Atlântico Sul.

O grupo de pesquisadores brasileiros, uruguaios, sul-africanos e russos está embarcado no navio oceanográfico russo Akademik Yoffe, do Instituto Shirshov de Oceanologia, e realiza a primeira viagem de estudos sobre a vida na cordilheira meso-oceânica do Atlântico Sul. A expedição, capitaneada, no hemisfério sul, pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), iniciou na segunda-feira, 26, em Las Palmas, Gran Canária, na Espanha, e encerra, no dia 2 de dezembro, na Cidade do Cabo, África do Sul.

Nos cerca de 4,3 mil quilômetros de percurso da embarcação, dados físico-químicos, peixes, micro-organismos e invertebrados associados ao fundo do mar serão amostrados em dez estações de coleta dispostas ao longo da cordilheira, em profundidades que variam de mil a três mil metros. Na ocasião também serão registrados dados contínuos sobre os mamíferos marinhos como baleias e golfinhos habitantes das áreas oceânicas. O projeto é uma continuidade de estudos realizados no Atlântico Norte e conta com a participação de cientistas de 16 instituições do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, África do Sul, Namíbia, Nova Zelândia e Noruega.

Fonte: Planeta Universitário

Você viu?

Ir para o topo