EnglishEspañolPortuguês

Adolescente capturava animais da natureza e os submetia a condições de maus-tratos

29 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

A Polícia Ambiental encontrou cerca de 10 pássaros silvestres, entre sabiás, bem-te-vis e tiés-sangue, em uma casa do Jardim Nova República, em Cubatão, a 52 km da capital paulista. Além das aves, os policiais também encontraram quatro lagartos com cordas no pescoço, dentro de baldes, e um filhote de gambá morto em uma gaiola. A apreensão foi possível por meio de uma denúncia anônima.

Levada à delegacia para prestar depoimento, a dona da casa disse à polícia que os animais são de seu filho, de 16 anos. Segundo ela, o filho preparava armadilhas e capturava os animais na mata. Após ser ouvida pelos policiais, a dona de casa foi liberada, mas responderá por crime ambiental, maus-tratos e por manter animais em cativeiro. A multa por maus-tratos é de R$ 2.400.

Após a apreensão, a Polícia Ambiental levou os animais ao Centro de Triagem de Animais Selvagens da Unimonte.

“Os animais têm sinais de captura recente e maus-tratos. Os lagartos vieram em baldes, colocados uns sobre os outros. As aves em gaiolas muito pequenas. Eles também apresentavam sinais de estresse intenso por terem sido retirados da natureza”, declarou a coordenadora do centro de tratamento, Claudia Nascimento.

Segundo ela, dois animais não poderão retornar à natureza.

“Eles vão passar por um processo de reabilitação e, no futuro, serão destinados para a soltura”, disse.

Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo