EnglishEspañolPortuguês

Ursos não são violentos nem gostam de mel, diz biólogo

27 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução Veja
Foto: Reprodução Veja

Um biólogo americano acaba de desconstruir um dos principais estereótipos sobre ursos. Lynn Rogers, especializado em vida selvagem, passou 42 anos estudando os animais e concluiu que, ao contrário do senso comum, eles não gostam de mel e não são violentos. As constatações de Rogers serão apresentadas na quarta-feira em um documentário da rede britânica BBC.

De acordo com o biólogo, que conseguiu ganhar a confiança de uma família de ursos-negros do estado de Minnesota, a agressividade geralmente atribuída aos animais consiste em nada mais que nervosismo e uma postura defensiva. Além disso, Rogers viu que os ursos parecem não ligar muito para mel, grãos ou castanhas quando têm acesso a outro tipo de banquete: larvas de formigas.

No documentário, intitulado Bearwalker of the Northwoods, o biólogo de 70 anos se aproxima de uma caverna e é recebido por uma ursa dando golpes no chão. Mas, o que qualquer um interpretaria como agressividade, na opinião de Rogers é apenas estranhamento. “Ela não é uma ursa má. É apenas uma ursa nervosa, mas ela irá se acalmar”, garante.

Rogers disse ainda que, durante toda a sua vida, jamais foi atacado por um urso, embora admita ter sido vítima de “mau comportamento” por parte dos animais. “Se você olhar as estatísticas, um urso-negro em um milhão mata alguém. Com ursos-marrons, é um em 50.000. Entre humanos, é uma pessoa entre 18.000 que mata alguém”, afirma, segundo o jornal britânico The Daily Telegraph.

Fonte: Veja

Você viu?

Ir para o topo