EnglishEspañolPortuguês

Descoberto fóssil de réptil marinho na Inglaterra

27 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+
Rerpresentação artística do pliossauro
Rerpresentação artística do pliossauro

Foi divulgada na Inglaterra nesta terça-feira (27) a descoberta de um crânio fossilizado de um pliossauro gigante. Pesando 12 toneladas, o animal era um réptil marinho carnívoro e habitou os oceanos há 150 milhões de anos. O crânio achado mede 2,2 metros de comprimento e pode pertencer a um dos maiores exemplares da espécie já encontrado.

De acordo com o site Daily Mail, um colecionador local, Kevan Sheehan, achou os fósseis nas areias de Weymouth Bay e os vem coletando com o passar dos anos. O condado de Dorset, onde fica a praia, comprou as peças para serem analisadas cientificamente por uma equipe de paleontólogos e colocadas em uma mostra no museu local.

“Este é um dos maiores crânios de pliossauro já achados no mundo e contém características nunca antes vistas. Poderia ser uma nova espécie para a ciência”, disse o paleontolólogo David Martill, da universidade de Portsmouth, do Reino Unido.

As criaturas da espécie eram semelhantes aos plesiossauros, um grupo de répteis aquáticos que viveu na mesma época dos dinossauros, no período jurássico. Com pescoços curtos e grandes mandíbulas como as de crocodilos, eles mediam até 16 metros de comprimento – de acordo com o novo achado.

Fonte: eBand

Você viu?

Ir para o topo