EnglishEspañolPortuguês

Fazenda pantaneira entra em lista de áreas importantes para aves

26 de outubro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução MS Notícias
Foto: Reprodução MS Notícias

A fazenda Nhumirim, na região pantaneira da Nhecolândia, em Corumbá-MS, acaba de ser incluída na lista de áreas importantes para conservação de aves (IBAs – Important Bird Areas) pela organização não governamental (ONG) Birdlife International.

Segundo o pesquisador da Unidade, Walfrido Tomas, especializado em fauna silvestre, a inclusão leva em conta áreas com grande diversidade de aves e que possuam informações e estudos consolidados sobre o tema no local. “As publicações sobre aves e fauna que temos produzido na fazenda Nhumirim ao longo dos anos mostram a consistência de dados e conhecimento construído em benefício da conservação das espécies”, disse.

A localização da fazenda, numa área bastante representativa da diversidade ambiental do Pantanal, com baías, salinas e rica vegetação, faz com que o local seja importante para a ocorrência das cerca de 300 espécies de aves já catalogadas, das quais muitas são migratórias, segundo Tomas.

O sistema de inclusão na lista da Birdlife leva em conta a quantidade e diversidade de espécies de aves, a existência de espécies em estado vulnerável ou ameaçadas e a quantidade e relevância de dados e conhecimento produzidos e publicados sobre o tema na área em questão.

A instituição se enquadra em critérios técnicos que indicam ocorrência de espécies globalmente ameaçadas e espécies com ocorrência restrita a um bioma ou ecossistema (nesse caso, o Pantanal). O Pantanal já tem catalogadas mais de 550 espécies de aves. Considerando toda a área da Bacia do Alto Paraguai (BAP), são mais de 800 espécies.

A Birdlife International é uma das mais respeitadas organizações dedicadas à conservação e proteção de espécies de aves e seus habitats no mundo. Seus critérios de trabalho e suas diretrizes servem de parâmetros para inclusão de espécies ameaçadas na lista da International Union for Conservation of Nature (IUCN), a mais antiga e umas das mais respeitadas ONGs voltadas para a conservação do meio ambiente no planeta.

Em 2009, a organização incluiu na lista da IUCN de espécies quase ameaçadas, o periquito tiriba-fogo (Pyrrhura devillei), que tem ocorrência registrada ao longo da Serra de Maracaju (borda leste do Pantanal) e parte da Serra da Bodoquena (borda sudeste).

“Isso aponta que se trata de uma espécie endêmica do Mato Groso do Sul e da Bacia do Alto Paraguai, o que é um caso raro em vertebrados na região”, afirma Walfrido, complementando ainda que a arara azul (Anodorhynchus hyacinthinus), ave bastante conhecida de todos os brasileiros, encontra-se em estado vulnerável na lista do Ibama e como ameaçada nos registros da IUCN.

Com Informações do MS Notícias

Você viu?

Ir para o topo