EnglishEspañolPortuguês

Ativistas protestam contra inclusão de touradas em festival cultural do México

26 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Ativistas do grupo de direitos dos animais AnimaNaturalis protestaram em Guanajuato, uma cidade no centro do México, contra a inclusão de touradas pela primeira vez no Festival Internacional Cervantino, o maior evento cultural do país.

Foto: Reprodução site AnimaNaturalis
Foto: Reprodução site AnimaNaturalis

Com “bandarilhas” coladas ao corpo coberto de sangue falso, um manifestante simulou a condição de um touro, no decurso de uma tourada.

A diretora da  AnimaNaturalis no México, Leonora Esquivel, disse à EFE que a organização vai enviar cartas para o governador de Guanajuato e organizadores do festival para exigir que eles retirem a corridas de touros da programação.

“As pessoas estão envergonhadas em Guanajuato, por ter sido incluído um espetáculo cruel em um festival que era puramente cultural”, disse Esquivel.

A organização afirmou em um comunicado que a tourada é “próprio de sociedades com atraso ético e moral” e é um espetáculo de sadismo.

Foto: Reprodução site AnimaNaturalis

Os touros são tratados “sem a contrapartida mínima moral para os seres vivos” e são “centros de tortura institucionalizada”, disse a AnimaNaturalis.

A 37ª edição do festival, que é um dos eventos culturais mais importantes das Américas, decorre de 14 outubro a 1 novembro, com a província canadense de Quebec como convidada especial.

O festival deste ano contará com 2.300 artistas de 25 países e espera atrair pelo menos 500 mil pessoas.

Você viu?

Ir para o topo