EnglishEspañolPortuguês

Tailândia monta primeira casa de repouso para elefantes idosos

25 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

O Pang-La Nursery Home for Aged Elephants, primeiro abrigo para elefantes idosos e doentes, será aberto oficialmente no próximo dia 21 de novembro, em Ngao distrito de Lampang, a 490 km ao norte de Bangkok.

No terreno de 153 hectares onde está localizado o abrigo, os elefantes vão encontrar uma grande variedade de alimentos como o capim-elefante, bananeiras, árvores de abacaxi e ervas tradicionais que ajudam na melhoria e recuperação da saúde deles. E ainda terão um rio particular para tomarem banho e saciarem a sede. O abrigo será gerido pela Organização da Indústria Florestal (FIO), que também dirige o Hospital de Elefante na mesma província.

O abrigo já conta com cerca de 30 elefantes idosos e deficientes. Entre eles estão Pang Bua-Kam, uma elefanta de 53 anos, cega de um olho, que foi resgatada das ruas de Bankok há alguns meses, e Plai Kam-Meun, um elefante de 72 anos completamente cego.

Segundo a direção, o abrigo está preparado para receber até 200 elefantes quando estiver funcionando em plena capacidade. “O lar de idosos vai cuidar dos elefantes até seu último suspiro”, afirmou Manoonsak, dirigente do Pang-La.

A população de elefantes no país cai cerca de 3% ao ano em virtude da caça e da exploração. Estima-se que mais de 2 mil elefantes vivem em cativeiro na Tailândia. Outros 2 mil são selvagens.

Os elefantes domesticados foram anteriormente usados como animais de carga na indústria florestal do país. Como o governo tailandês proibiu a exploração madeireira, estão agora sendo explorados por empresários do setor de turismo.

Nota da Redação:  Depois de serem cruelmente usados por comerciantes sem consciência, os animais, quando estão mais velhos ou doentes, são abandonados à própria sorte. Triste destino para eles. Mais triste ainda é a falta de humanidade das pessoas.

Você viu?

Ir para o topo