EnglishEspañolPortuguês

Unidade de conservação já resgatou 1.230 animais desde janeiro no AM

25 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+
Sauim de Manaus
Sauim de Manaus

O Refúgio Sauim Castanheiras – unidade de conservação administrada pela Prefeitura de Manaus e que tem como finalidade fazer o resgate de animais da fauna silvestre local encontrados em situação de risco – contabilizou de janeiro até o último dia 20 deste mês 1.230 animais resgatados e tratados na reserva. Destes, 715 foram devolvidos à natureza e 106 encontram-se abrigados na unidade, onde funciona o Núcleo de Fauna e o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). No Cetas, os animais são recebidos, avaliados, tratados e destinados, conforme explica o gestor da reserva, Laerzio Chiazorin, que é médico veterinário. Ele esclarece que entre os 106 animais que se encontram no Refúgio estão aves, répteis e mamíferos em geral. Atualmente, apenas quatro sauins encontram-se no local.

Segundo Laerzio, o envio de animais para zoológicos de outros estados ocorre apenas quando não há condição de devolver o animal à natureza. “Muitas vezes o animal, que é mantido em cativeiro durante anos, não tem condições de sobreviver se for devolvido à natureza. Nestes casos, destinamos os animais para instituições diversas, com o acompanhamento do Ibama”, afirmou Laérzio. No caso dos sauins, espécie de primata com ocorrência apenas em Manaus e entorno, o encaminhamento é feito para o Centro de Primatologia do Rio de Janeiro e não para zoológicos. Este ano, 172 animais de diversas espécies foram destinados a instituições diversas.

Dos quatro sauins que se encontram no Refúgio, dois estão em final de tratamento para serem soltos e dois não apresentam condições de retornar à natureza.

Fonte: amazonas24h

Você viu?

Ir para o topo