EnglishEspañolPortuguês

Onça suçuarana que vivia em condições precárias chega a santuário em GO

25 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Uma onça que foi encontrada pelo Ibama vivendo em condições precárias em Manaus chegou em sua nova casa na sexta-feira (23). Shiva, como foi apelidada, vai morar em um santuário, em Corumbá de Goiás, cidade próxima a Brasília. A onça-parda, ou suçuarana, vai viver em um recinto criado especialmente para ela.

O primeiro momento do animal no novo lar é marcante. Shiva chega na entrada, olha, parece não acreditar. Sai aos poucos, cheira, sente o chão, vai sentindo o novo ambiente. “Parecia que ela não estava acreditando, porque o máximo que ela já fez foi ir de um recinto pequeno para outro menor ainda. Então, é a primeira vez que ela está num local grande com tanta diversidade de objetos e de paisagem”, diz a veterinária Rebecca Cardoso.

A onça Shiva é mansa. Foi encontrada sozinha sem a mãe e passou os últimos três anos em locais provisórios, como o Centro de Triagem de Animais do Ibama, em Manaus. Por isso, hoje é um dia tão diferente para ela.

Ela vai viver num criadouro especializado em onças. Vai ter a companhia de outras seis onças-pintadas e quatro suçuaranas. “Agora ela vai passar por um processo de recuperação que inclui integração social, enriquecimento ambiental e outras atividades, como manejo alimentar, até ela se recuperar e encontrar o equilíbrio novamente”, explica a veterinária Mirella D’éllia.

“Acho que ela vai ser feliz e nunca mais vai ter tédio”, fala a fundadora da ONG Nnex Cristina Gianni.

A mudança de Shiva só foi possível porque um empresário de São Paulo leu a história dela na internet e resolveu bancar a viagem e a construção do recinto onde Shiva vai morar.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo