EnglishEspañolPortuguês

Motoristas são orientados a ter cautela em estradas de animais silvestres no MS

25 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Após o atropelamento e morte ontem (23) de uma onça-parda, adulta, na BR-262, saída para Três Lagoas, na ponte sobre o rio Guariroba, o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) recomenda que os motoristas trafeguem em velocidade reduzida nas rodovias que cortam o cerrado sul-mato-grossense. “Infelizmente, a onça acabou morrendo no local; provavelmente foi atropelada por um caminhão, já que, se fosse um veículo de passeio, o carro teria capotado certamente pelo tamanho do animal”, conta o biólogo e coordenador do Cras, Élson Borges.

O coordenador do Cras explica que o local do acidente é passagem de um lado da mata para outro e, consequentemente, travessia de animais silvestres. “Para se ter uma ideia, a cinco metros de onde estava a onça, havia uma capivara morta que também foi atropelada. Por isso, a recomendação é que o motorista tenha cautela nas estradas e reduza a velocidade para sua própria segurança e também a dos animais”, alerta Élson.

Segundo ele, está se tornando comum ver animais mortos na BR-262, entre Campo Grande e Três Lagoas, como lobinho, anta, tatu, capivara e outros. “Uma das hipóteses é de que esses animais estejam migrando em busca de outros ambientes por causa da substituição de áreas de pastagem por plantação de eucalipto”, analisa.

O maior número de registros de acidentes envolvendo animais silvestres, conforme Élson, ocorre na BR-262 em direção as municípios da região do Pantanal. “Volto a lembrar que a única forma de evitar os acidentes e mortes de animais é a conscientização por parte dos motoristas que trafegam nessas vias”, orienta.

Fonte: Notícias MS

Você viu?

Ir para o topo