EnglishEspañolPortuguês

Líderes sul-africanos querem sacrificar animais nos estádios

23 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Líderes tradicionais sul-africanos realizarão sacrifícios rituais de animais para benzer os estádios que serão usados na Copa do Mundo de futebol de junho de 2010, segundo declararam nesta sexta-feira.

Zolani Mkiva, presidente da Fundação Real Makhonya, grupo responsável pela coordenação de atividades culturais, disse que a primeira Copa do Mundo realizada na África precisa ser abençoada no legítimo “estilo africano”.

“Precisamos ter uma cerimônia cultural de algum tipo, na qual vamos sacrificar um animal (uma vaca)”, afirmou Mkiva.

“Vamos sacrificar a vaca para essa grande realização e vamos pedir a nossos ancestrais que nos abençoem, que nos deem sua graça para assegurar que tudo vá bem. Trata-se de pedir à divindade que prevaleça, para assegurar um ambiente fantástico.”

Dentro de menos de oito meses a África do Sul vai sediar a Copa do Mundo – o evento esportivo acompanhado pelo maior público no mundo –, e a expectativa é de que o torneio atraia cerca de 500 mil turistas estrangeiros ao país.

Mkiva declarou que a Fundação enviou cartas ao chefe-executivo e presidente do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (LOC), propondo a realização de cerimônias tradicionais em cada um dos dez estádios que serão usados no evento.

Os representantes do comitê ainda não deram sua resposta.

“Achamos que desde o início precisamos fazer as coisas de acordo com nossas próprias tradições”, disse Mkiva.

Nota da Redação: Aguardaremos a resposta dos representantes do comitê. Tamanha crueldade não pode ser permitida. 

Fonte: Estadão 

Você viu?

Ir para o topo