EnglishEspañolPortuguês

Medicina alternativa é indicada para animais

22 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

A homeopatia é uma alternativa terapêutica que estimula o sistema imunológico, reforçando a capacidade de cura do organismo, melhorando a saúde e o bem-estar dos animais. “Por ser uma terapia energética, ela pode ser indicada para o tratamento de vários problemas”, explica a médica veterinária homeopata que atua no Hospital Veterinário Pet Care, Cynthia Lisboa Hassun. “Não há limite mínimo nem máximo de idade para o uso da homeopatia, como também não há restrição ou contraindicação nem mesmo durante a gestação e a lactação, desde que o cliente seja orientado por um médico veterinário especializado”.

O diretor clínico do hospital, Marcelo Quinzani, explica que é muito comum no dia a dia da clínica o uso prolongado de antibióticos, corticosteroides, imunossupressores, anticonvulsivantes e outros medicamentos, visando ao controle de doenças crônicas em cães e gatos. E esses tratamentos convencionais podem causar efeitos colaterais desagradáveis e debilitar os mecanismos naturais de defesa do organismo. “Há casos de doenças de pele, neurológicas, distúrbios gastrointestinais e alteração de comportamento em que conseguimos excelentes resultados com a homeopatia”, explica.

A especialista na área destaca ainda que, para definir o tratamento indicado, é preciso tomar conhecimento de todos os sintomas do paciente, incluindo mudanças emocionais. Também é necessária uma avaliação clínica. Só então há a prescrição de um medicamento que combine exatamente com o estado do animal. “Dessa forma, a homeopatia vê o animal como um todo”, diz Cynthia.

Outra vantagem citada pela médica veterinária é que os medicamentos homeopáticos têm custo inferior aos alopáticos e podem ser utilizados concomitantemente quando há necessidade.

Fonte: Jornal da Manhã

Você viu?

Ir para o topo