EnglishEspañolPortuguês

Grupo Fauna encaminha ação contra o Rodeio na EFAPI 2009

22 de outubro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Andresa Jacobs
[email protected]

Olá pessoal,

Informamos que encaminhamos hoje ação civil pública contra os promotores do rodeio country da EFAPI. Isso porque não admitimos o uso do sedém com lã, como alternativa para que os animais não sofram maus-tratos. Se realmente não sofrem maus-tratos, não precisam de sedém para pular, é essa a nossa grande alegação. Nossa ação solicita dos organizadores do rodeio:

I) Absterem-se as requeridas, seus prepostos e contratados, nas provas de rodeio em que forem responsáveis e/ou promoventes, de forma direta ou mediante terceirização, na 32ª EFAPI 2009 e também nos anos vindouros, no âmbito desta Comarca,  de:

a) fazer uso de todo e qualquer subterfúgio capaz de provocar nos animais sofrimento atroz e desnecessário, como o sedém (qualquer que seja seu material), a “corda americana” e as esporas (rombudas ou pontiagudas);

b) fazer uso de meios que visem a estimular a inquietação nos animais, como choques elétricos e/ou mecânicos e espancamento nos bretes;

c) realizar provas que, conforme demonstrado, são torturantes e causadoras de maus-tratos aos animais, como o bulldogging (derrubada de boi) o team roping (laço em dupla), calf roping (laço do bezerro), ou quaisquer outras provas de laço e de derrubada;

d) perfazer o chamado rodeio mirim  para crianças e adolescentes, com a utilização de pôneis, bezerros, ovelhas ou carneiros em simulação de montaria ou em práticas sugestivas de laçamento,  doma ou subjugação.

Multa em caso de não se cumprir.

Agora há pouco houve pronunciamento do Marcius nos representando na ACP, no Jornal da TVE local.

Amanhã sai alguma coisa no Diário dos Campos.

Pedimos que, quem puder, se manifeste com comentários no site do DC, contra essa prática cruel, retrógada, sendo a voz dos que não têm voz, daqueles seres subjugados por nossa “superioridade” que deveria estar a serviço da vida em toda a sua manifestação, e não lucrando com seu sofrimento.

É uma mudança de paradigma. O pessoal do movimento de defesa dos direitos animais de São Paulo tem lutado arduamente contra os rodeios de lá. Agora a mesma empresa de Barretos está em PG, com esse rodeio country.

Não podemos admitir isso. Precisamos evoluir, avançar.

Solicitamos às pessoas que vão à festa da EFAPI para registrar tudo, fotografando, filmando – principalmente – e depois passando para nós, pois é muito importante o acompanhamento e registro, independentemente da decisão judicial. Parte dos voluntários estará na 1° Conferência Estadual de Saúde Ambiental no final de semana, em Faxinal do Céu.

Precisamos de apoio da sociedade agora. Todos podem ser os olhos e ouvidos dos que defendem os animais. Por uma cultura e tradição de paz e respeito a todas as formas de vida, torcemos para que a liminar seja concedida.

Abraço,

Andresa Jacobs

“Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada.”

Edmund Burke

Grupo Fauna

Ponta Grossa PR

Site: www.grupofauna.org

Blog “Adota Eu!”: www.grupofauna.blogspot.com

Você viu?

Ir para o topo