EnglishEspañolPortuguês

Zoológico de Portugal é denunciado por condições de maus-tratos

21 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

O Parque Zoológico da Povoação, em Açores, Portugal, é de propriedade municipal. Foi criado há cerca de 15 anos e possui cerca de 100 animais, entre os quais macacos, babuínos, coelhos, porquinhos da India, pavões, perus, araras, pombos, galinhas, mandarins, papagaios e periquitos.

Segundo o deputado Aníbal Pires, todos os animais são mantidos em condições “causadoras de sofrimento injustificado, stress e desconforto”.

Para inverter este quadro, Aníbal Pires pretende que seja feita “uma nova fiscalização” ao espaço, de forma a “corrigir a grave situação” que considera existir.

Contatado pela Lusa, o médico veterinário municipal, Morgado Ferreira, rejeitou as acusações, frisando que o parque é “frequentemente fiscalizado e nunca existiu nenhuma contra-ordenação, estando em curso o processo de licenciamento”.

“O parque tem condições mínimas e os animais são impecavelmente tratados”, garantiu o veterinário, apesar de admitir que possa existir “por vezes, um ou outro animal com falta de espaço”. Assegurou, no entanto, que se tratam de “situações transitórias”.

Fonte: Acoriano Oriental

Nota da Redação: Não basta que sejam feitas “fiscalizações” no zoológico. Jamais poderemos conceber o confinamento de animais como sendo algo normal ou justo para com os animais. O sofrimento deles só terminará quando eles forem totalmente libertados dessas condições de maus-tratos e puderem, finalmente, viver a liberdade que lhes é de direito. Zoológico é por si só um espaço de maus-tratos.

Você viu?

Ir para o topo