EnglishEspañolPortuguês

Observação de aves aquáticas é estimulada, em Portugal

21 de outubro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

No dia 7 de novembro, a Associação PATO, com o apoio da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), vai organizar uma saída de campo na Lagoa de Óbidos, na região costeira de Portugal, para observar diversas aves aquáticas.

O objetivo da saída é que os participantes aprendam técnicas de observação e identificação das aves aquáticas.

A Lagoa de Óbidos é uma zona úmida com cerca de 5 km de extensão. Acolhendo diversas espécies todo o ano, é no outono e inverno que a Lagoa de Óbidos assume uma especial importância para as aves. É um local eleito pelas as espécies durante a migração pós-nupcial, onde param para procurar alimento e repousarem. Diversas espécies de aves limícolas podem ser observadas com relativa facilidade.

As possibilidades não se esgotam, no entanto, só para as aves limícolas, pois muitas outras espécies de patos e garças são encontradas regularmente na Lagoa de Óbidos.

A iniciativa vai acontecer a partir das 7h30 da manhã e terá duração de 4 horas.

Todos os anos, no outono, a costa portuguesa é atravessada por milhares de aves marinhas, que se reproduzem nas costas da Europa do Norte e Árctico e passam o inverno no Atlântico Sul. A costa portuguesa “cruza” a rota de migração de várias espécies e locais privilegiados para a observação de aves marinhas, como o cabo Carvoeiro, na cidade de Leiria, Portugal, que podem oferecer ao observador experiências verdadeiramente únicas, quer no número de espécies, quer no número de animais que podem ser observados.

Além disso, no dia 24 de outubro a Associação PATO, com o apoio da SPEA, irá organizar uma saída de campo para observação de aves marinhas no Cabo Carvoeiro. O objetivo é que os participantes aprendam técnicas de observação e identifiquem as várias espécies. Estas atividades destinam-se apenas a sócios da Associação PATO ou da SPEA. Para participar basta tornar-se sócio.

Fonte: Jornal das Caldas

Você viu?

Ir para o topo