EnglishEspañolPortuguês

Homem é multado por manter 5 papagaios em cativeiro

21 de outubro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Danilo Fiuza/JPTL
Foto: Danilo Fiuza/JPTL

Cinco pássaros silvestres foram apreendidos pela Polícia Militar Ambiental (PMA) de Três Lagoas na manhã desta terça-feira (20). Segundo informações do comandante da corporação, capital Mauro Sérgio Fernandes, a apreensão aconteceu por volta das 8 horas, durante fiscalização – decorrente de denúncias anônimas – em uma fazenda situada na MS-320, conhecida como “estrada do Alto Sucuriú”.

Na propriedade rural, os policiais ambientais apreenderam duas aves já adultas e três filhotes da espécie papagaios. “Recebemos uma denúncia de que aves silvestres estariam sendo mantidas em cativeiro e sofrendo maus-tratos. A princípio, não vimos sinais de maus-tratos, mas, de qualquer forma, manter um animal silvestre em cativeiro é crime”.

Segundo os policiais, os filhotes tinham em média 15 dias de vida. Aos militares, o administrador de fazendas de 44 anos, morador da casa em que os animais foram encontrados, alegou que as aves não eram para venda. “Porém, a possibilidade não foi descartada, até mesmo pela existência de filhotes”, completou.

O administrador de fazendas foi autuado pela PMA e deverá responder por crime ambiental. Os animais foram encaminhados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande.

Caça

Na mesma operação, a PMA também conseguiu apreender duas armas de fogo. A apreensão aconteceu ainda na manhã de ontem (20), quando os policiais realizaram a abordagem de uma caminhonete que estava transportando um barco. “De início, a fiscalização era para checar questões de pesca, se havia apetrechos proibidos ou coisa parecida. Porém, no interior do veículo, foram localizadas duas espingardas calibre 28 com seis munições”, destacou Mauro.

O comandante da PMA informou que o passageiro da caminhonete confessou ser o proprietário das armas, mas negou que tivesse intenção de caçar. Segundo ele, as armas seriam para defesa na mata.

O pescador foi encaminhado à 1ª Delegacia de Polícia, onde foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma.

Fonte: Jornal do Povo de Três Lagoas

Você viu?

Ir para o topo