EnglishEspañolPortuguês

Exibido no Japão filme contra caça dos golfinhos

21 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

O Festival Internacional de Cinema de Tóquio apresentou nesta quarta-feira, pela primeira vez no Japão, o filme The Cove, um documentário aclamado pela crítica que mostra a sangrenta caça aos golfinhos na localidade japonesa de Taiji.

“É uma carta de amor”, disse após a projeção o americano Louis Psihoyos, diretor do filme ganhador de 13 prêmios em festivais internacionais, entre os quais o da audiência da prestigiosa de cinema independente de Sundance (Estados Unidos).

Sem autorização das autoridades locais de Taiji e escapando da Polícia, Psihoyos rodou o documentário junto a Richard O’Barry, conhecido por seu trabalho com os golfinhos da série televisiva Flipper e agora um crítico do adestramento desses animais.

Com ajuda de câmaras submarinas, The Cove (O Pedaço de Fruta) mostra como os golfinhos são sacrificados com violência como se fosse um pedaço de fruta.

O ex-fotógrafo da revista National Geographic apresentou o filme em uma sessão em Tóquio, com parte do público louvando sua coragem por trazer ao Japão um filme tão comprometido e outra falando que a caça aos golfinhos é uma tradição no país.

Em Taiji, uma localidade litorânea de 3,5 mil habitantes, os pescadores alegam que a caça aos golfinhos é uma tradição centenária: ou sacrificam para vender a carne ou os vendem vivos a aquários.

“Quando uma tradição choca os direitos humanos, então dizer que é uma tradição não se sustenta”, respondeu o diretor de The Cove, argumentando que o consumo de carne de golfinho é altamente tóxico por seu elevado nível de mercúrio.

Fonte: Google Notícias

Você viu?

Ir para o topo